Exercícios

Conheça os benefícios da prancha de equilíbrio e como usá-la

Por Redação Doutíssima 17/10/2015

Muita gente já está lutando para conquistar o sucesso no almejado “projeto verão“. E uma das técnicas que vem sendo cada vez mais usadas na academia é a prancha de equilíbrio. Você já ouviu falar do equipamento?

A prancha de equilíbrio surgiu para a prática das habilidades circenses. Sua estrutura geralmente é composta por uma prancha de madeira e um cilindro, que pode ser feito de material plástico, tubo kraft ou até mesmo de madeira maciça.

O objetivo é manter-se equilibrado em cima da plataforma, o que pode trazer inúmeros benefícios. A atividade tem feito tanto sucesso que até a musa fitness Gabriela Pugliesi postou um vídeo no Instagram fazendo uso do equipamento.

prancha de equilibrio instagram reproducao doutissima

Prancha de equilíbrio fortalece tornozelos e joelhos, além de melhorar o equilíbrio. Foto: Instagram, Reprodução

 

Prancha de equilíbrio: benefícios

Segundo o personal trainer Jardel Andrade, a prancha de equilíbrio tem diversos benefícios. “Ela obriga a usar os músculos e a força para manter o equilíbrio”, afirma o profissional.

São inúmeros os exercícios que podem ser realizados com o equipamento. “Exercícios isométricos posicionados de pé ou agachado, permanecendo estático por uma unidade de tempo, é uma possibilidade, o que pode parecer mais um jogo do que um exercício”, explica.

“Os benefícios físicos do treinamento na prancha de equilíbrio incluem diversas áreas. Ela é ótima para fortalecer tornozelos e joelhos, melhora o equilíbrio, a estabilidade de força central, aumenta o sistema proprioceptivo e a consciência corporal, contribui para a capacidade cognitiva, prevenindo lesões relacionadas à práticas esportivas”, diz o personal.

Ele alerta, no entanto, para que os alunos façam um acompanhamento antes de iniciar no esporte. “Antes de praticar deve-se procurar um profissional qualificado para prescrever, acompanhar e orientar nos exercícios, pois é muito fácil de ocorrer torções nos joelhos e tornozelos durante a prática”, conta.

Usos da prancha de equilíbrio

Além do uso em academias como um recurso para potencializar e dificultar os exercícios, a prancha de equilíbrio também é utilizada para melhorar a performance nos esportes. Atletas que praticam atividades de prancha como o surfe, wakeboard, kitesurf, skate, Stand up paddle (SUP) e snowboard aproveitam o equipamento para aperfeiçoarem o desempenho.

Iniciante ou profissional, a vantagem é que o equipamento proporciona horas de treino quando o atleta não estiver na água ou nas pistas. Além disso, é possível praticar em casa, quando as estações do ano ou as condições climáticas não forem favoráveis.

Além disso, as pranchas de equilíbrio também são muito utilizadas por fisioterapeutas e educadores físicos. Elas são muito bem aceitas para auxiliar nas reabilitações de lesões ortopédicas neurológicas e pós-operatórios, principalmente nos membros inferiores e coluna.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!