Exercícios

Agachamento hack é exercício para fortalecer as pernas. Conheça e pratique!

Por Redação Doutíssima 16/09/2014

O agachamento é o exercício favorito para todo mundo que quer ter o bumbum e as pernas definidas. Uma das variações do agachamento é o agachamento hack. Vamos saber mais sobre ele?

Conheça o agachamento hack

Acredita-se que o nome do exercício é derivado da palavra alemã hacke, que significa calcanhar, mas outros creditam essa nomenclatura ao lutador alemão Hackenshmidt, que foi quem popularizou o exercício no início do século passado. Se você quer conhecer todos os benefícios e como fazer corretamente esse exercício, veja tudo sobre ele a seguir.

agachamento-hack

Em suas variações, exercício de agachamento fortalece e define pernas e bumbum. Foto: Shutterstock

Diferenças entre o agachamento hack e o tradicional

Há sim diferença entre um agachamento hack e um agachamento normal. A diferença está na forma como o seu peso é equilibrado. Quando se faz o agachamento regular, você precisa equilibrar o corpo na parte frontal, enquanto no hack o seu peso se equilibra na parte de trás, com a ajuda de um aparelho.

A máquina de agachamento proporciona o equilíbrio, a estabilidade e oferece todo o apoio e a proteção para as suas costas durante o movimento. É através dela, também, que é possível que você mantenha uma postura muito mais correta durante a execução do movimento, diferente do que acontece agachamento tradicional.

Como é feito o exercício

Para realizar um agachamento hack, o participante deve utilizar a máquina com a cabeça e os ombros no dispositivo de retenção. Os pés devem estar na largura dos ombros e em ângulo, e uma ou duas alças são geralmente posicionadas ao nível da mão.

Para começar o movimento, a plataforma deve ser ligeiramente levantada para libertar as alças, que são então utilizados para desengatar o mecanismo de bloqueio. Isso libera o peso para o exercício.

Assim como ocorre com um agachamento tradicional, usar a máquina de agachamento requer que o participante dobre os joelhos até que as pernas cheguem a um ângulo de aproximadamente 90°.

Depois de chegar na parte inferior do movimento, o participante deve ativar os músculos da coxa e voltar a uma posição ereta. Repita os passos anteriores para atingir o número de repetições indicadas em seu treino.

Os benefícios desse exercício

Em primeiro lugar, ele é um exercício de treinamento de força, que trabalha o quadríceps e também os grandes músculos das pernas, que rodeiam as coxas. O tendão e os músculos glúteos também são trabalhados com o agachamento hack.

Além disso, através desse ótimo exercício, obtém-se uma ajuda extra para estimular o hormônio do crescimento e também para fortalecer as pernas.

Pelo fato de a máquina utilizada proporcionar um apoio durante todo o movimento, é possível também que sua utilização favoreça a execução correta do exercício e isso minimiza bastante os riscos de uma eventual queda ou lesão.

Considere, ainda, que você também pode aumentar a intensidade do exercício, elevando a carga conforme a sua necessidade e o seu limite. Lembre-se, porém, que para utilizar o agachamento hack e para indicar qual a carga necessária, é importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física. Assim, você pode trabalhar com eficiência os seus músculos e com muito mais segurança.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!