Alimentação infantil

Veja como preparar receitas caseiras com suco de gelatina

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

O suco de gelatina pode ser um aliado para manter o bem-estar corporal. Fácil de preparar e com um sabor agradável, é uma forma de crianças consumirem algumas substâncias essenciais para a saúde. Com alguns cuidados importantes no preparo, a sobremesa queridinha dos pequenos se torna uma bebida cheia de benefícios.

 

É importante saber que o suco de gelatina é indicado preferencialmente para adultos, que podem usar as gelatinas adoçadas de forma artificial, porque a quantidade de açúcar de praticamente todas as disponíveis no mercado equivale até 15% de todo o seu peso.

suco de gelatina

Para fazer suco com gelatina para crianças, escolha o produto em folhas sem sabor. Foto: iStock, Getty Images

Portanto, no caso das crianças e gestantes, a orientação de nutricionistas é que a ingestão seja de gelatinas em folha sem sabor e sem cor. Essas não têm adoçantes nem são coloridas artificialmente.

 

Suco de gelatina para incrementar sucos tradicionais

Para você ter ideia, o suco de gelatina dá um grande efeito de saciedade, desse modo, o consumo de outros alimentos é menor durante o dia. O chamado efeito saciogênico também é atribuído à fruta que está associada à gelatina.

 

Além disso, a própria gelatina é muito rica em proteínas, aproximadamente 90% de sua composição, e isso também promove a sensação de saciedade.

 

A forma tradicional de preparar sucos de frutas pode ser incrementada pelo suco de gelatina. Ele pode ser enriquecido com uma porção de gelatina em folha. Assim, mais do que saciedade, a criança ganha uma quantidade extra de colágeno, como explica a nutricionista Juliana Utzig.

É na infância e na adolescência que temos mais colágeno. O organismo humano vai perdendo a capacidade de produção da substância, principalmente a partir dos 30 anos, ficando ainda mais evidente depois dos 50 anos.

É importante saber que o colágeno é fixado sempre quando ocorre a associação com a vitamina C e E, zinco e selênio. Por isso, é importante dar preferência a alimentos que contenham essas vitaminas e minerais na sua composição.

Rica em aminoácidos essenciais, a gelatina tem 10% de sua composição em colágeno, que além de promover a elasticidade da pele, atua na manutenção de tendões, ossos, músculos e cartilagens.

Receitas com suco de gelatina

Confira abaixo, receitas rápidas e saborosas utilizando o suco de gelatina, fáceis e práticas de preparar.

1. Shake rápido

Ingredientes:

– 1 copo de iogurte desnatado 

– ½ xícara (chá) de gelatina

– 1 colher (chá) de água quente

 

Modo de preparo:

Você deve diluir a gelatina em uma colher de água quente e bater com o iogurte.

2. Smoothie de amoras

Ingredientes:

– 1 copo de iogurte natural desnatado

– ½ xícara (chá) de gelatina sem sabor

– ½ xícara (chá) de amoras congeladas

Modo de preparo:

Você deve juntar todos os ingredientes e batê-los no liquidificador até que fique cremoso. Sirva logo em seguida.

3. Shake de mamão

Ingredientes:

– ¾ de mamão papaya sem casca, em cubos

– 1 colher (café) de gelatina em pó sem sabor

– 1 colher (chá) de água quente

– 1 pote de iogurte desnatado

– Açúcar a gosto

– Essência de baunilha a gosto

Modo de preparo:

Separe o mamão, o iogurte, a baunilha e o açúcar e bata-os no liquidificador. Depois de diluir a gelatina em uma colher de água quente, acrescente ao shake e bata. Espere gelar e sirva logo em seguida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!