Alimentação infantil

Você sabe o que causa o refluxo em bebê? Veja o que fazer

Por Redação Doutíssima 14/06/2014

A grande maioria dos indivíduos recém-nascidos apresenta refluxo, que é o retorno do conteúdo gástrico para a laringe e faringe. O refluxo em bebê pode acontecer devido à imaturidade do trato gastrointestinal superior, ou quando ele tem alguma dificuldade de digestão, intolerância ou alergia ao leite ou a algum outro alimento presente na sua refeição.

Entenda o refluxo em bebê

Quando o refluxo em bebê se manifesta em uma quantidade pequena e acontece após o ato da amamentação, não costuma gerar maiores preocupações e pode até ser considerado como uma ocorrência normal.

Refluxo em bebês é comum após amamentação, mas pais devem ficar atentos. Foto: Shutterstock

Refluxo em bebês é comum após amamentação, mas pais devem ficar atentos. Foto: Shutterstock

No entanto, quando o refluxo em bebê acontece várias vezes, em grande quantidade e muito tempo após a mamada, é importante que a criança seja avaliada por um pediatra, pois a ocorrência pode comprometer o seu desenvolvimento.

Sintomas do refluxo em bebê

O sintoma mais presente do refluxo em bebê são as golfadas em pequenas quantidades, embora este pode ser um sinal muitas vezes comum aos recém-nascidos.

Seu filho deve ser levado de forma imediata a um especialista quando apresentar outros dos sintomas do refluxo em bebê, como sono agitado, vômitos constantes, dificuldade para mamar, irritação e choro excessivo, rouquidão, laringe inflamada, dificuldade para ganhar peso, inflamações frequentes nos ouvidos e inflamação da parede que cobre o esôfago.

Em casos mais graves, o refluxo em bebê pode causar a parada respiratória da criança ou uma pneumonia aspirativa, ou seja, quando o leite entra no pulmão.

Como reagir ao refluxo em bebê

O refluxo em bebê é um distúrbio que tende a desaparecer com o crescimento da criança. Na maioria dos casos, não é indicado o uso de medicamentos. Porém, em situações mais graves, o pediatra pode recomendar fármacos como Motilium ou Label. Um gastroenterologista também pode ser consultado. Raramente, é realizada cirurgia para refluxo em bebê, mas ela também pode ser alternativa.

Para evitar a ocorrência de refluxo em bebê, alguns cuidados devem ser tomados: evite balançar o bebê, não vista roupas que apertem a barriga e a mãe deve tentar uma boa posição durante a mamada, evitando que entre ar na boca do bebê.

Após a mamada, deixe o bebê no colo de um adulto na posição vertical por 30 minutos, para que ele possa arrotar. Quando for deitar o bebê, vire-o de lado e com a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus – coloque um calço de dez centímetros.

Complicações do refluxo em bebê

Embora o refluxo em bebê, em muitos casos, seja considerado normal, ele pode causar algumas complicações. A mais comum é a dor e o desconforto causado pelo ácido gástrico em contato com a mucosa, o que pode originar uma esofagite.

Outra das complicações mais graves do refluxo em bebê pode ser a pneumonia por aspiração, que acontece quando a criança “devolve” o leite que entra pela traqueia para o pulmão.

Quando o distúrbio não é diagnosticado e tratado de imediato, a dor e o desconforto podem fazer com que o bebê recuse a alimentação, o que pode comprometer seu desenvolvimento.

Normalmente, o refluxo em bebê desaparece a partir dos seis meses de idade, quando ele começa a sentar e a comer alimentos sólidos. Caso isso não aconteça, pode ser necessária uma cirurgia para corrigir a válvula que impede que o alimento volte do estômago para o esôfago.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

Tudo o que você precisa saber sobre a fralda do bebê

Como tirar as fraldas do seu filho

6 Assuntos importantes para discutir com seu parceiro antes da chegada do bebê

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê

Querendo inovar na comidinha do seu filho? 8 Papinhas de frutas para o seu bebê no verão

Vida de bebê: veja a reação de bebês descobrindo novas sensações

9 Coisas que você não sabia sobre cuidar de bebês gêmeos