Alimentação infantil

A grande dúvida das mães: qual o momento certo do desmame?

Por Redação Doutíssima 26/06/2014

A amamentação é a principal fase e a mais marcante da vida de um bebê, onde a criança cria um vínculo muito grande com a mãe. Por isso, parar de amamentar de forma muito rápida pode criar um trauma para a criança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas da área, durante o desmame, a mãe deve trocar aos poucos o leite materno por outros alimentos.

Quando iniciar o desmame

Segundo pediatras, o leite materno deve ser a única alimentação do bebê até os seis meses de vida. A partir desta idade, os pais podem começar a introduzir outros alimentos no cardápio junto ao aleitamento materno, que continua até os dois anos. Vale lembrar que a maioria das crianças para de mamar antes do segundo ano de vida, porém é preciso consultar o pediatra para ver se o leite materno não fará falta.

A partir dos sete meses, criança pode começar a experimentar a papinha salgada. Foto: Shutterstock

A partir dos sete meses, criança pode começar a experimentar a papinha salgada. Foto: Shutterstock

Comece o desmame sem mamadeira

O ideal durante a fase de desmame é usar um copinho e uma colher para dar o leite ao bebê. O uso da mamadeira não é indicado porque a criança se acostuma demais com ela e depois é difícil de tirar. Sem contar que a mamadeira pode prejudicar a formação de toda a estrutura da boca do bebê e ainda trazer outros problemas de saúde.

A partir do sexto mês, incentivando o desmame, os pais podem começar a dar sucos e frutas em papa para o bebê. Nos sete meses, pode começar a papinha salgada e, com um ano, são permitidos os alimentos em geral. Porém, devem evitar dar muito sal e açúcar, pois isto prejudica o desenvolvimento da criança.

Não incentive o gosto ruim no desmame

Durante a fase do desmame, a mãe jamais deve passar qualquer substância de gosto ruim no peito. Este é um péssimo hábito para fazer a criança parar de mamar. Para o bebê, a amamentação é um momento prazeroso e ter que experimentar, de uma hora para outra, um gosto horrível, pode lhe trazer um trauma grande.

Voltar da licença maternidade e não conseguir dar as mamadas que o bebê precisa diariamente é um dos maiores problemas enfrentados pelas mães. Se a mãe trabalha e não tem tempo durante o dia para amamentar seu filho, ainda assim, os pediatras recomendam que ela faça isso antes de dormir.

Outra opção para a mãe é se programar para tirar o leite e deixar um estoque em casa. Segundo o Ministério da Saúde, o leite dura 24 horas na geladeira e até 15 dias no freezer. Caso você opte por congelar, quando for usar, o leite deve ser descongelado na geladeira e aquecido em banho-maria. Você pode fazer um teste dias antes de voltar ao trabalho.

Desmame pode afetar vínculo

Segundo alguns especialistas, a fase de desmame pode prejudicar o vínculo que existe entre o bebê e a mãe. Porém, a mãe cria uma ligação poderosa durante a fase de amamentação, que não se perde depois tão facilmente: basta mantê-la por meio de conversas, de carinho, de músicas, de colo, de brincadeiras e de outros hábitos diários.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

Tudo o que você precisa saber sobre a fralda do bebê

Como tirar as fraldas do seu filho

6 Assuntos importantes para discutir com seu parceiro antes da chegada do bebê

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê

Querendo inovar na comidinha do seu filho? 8 Papinhas de frutas para o seu bebê no verão

Vida de bebê: veja a reação de bebês descobrindo novas sensações

9 Coisas que você não sabia sobre cuidar de bebês gêmeos