Dieta

Conheça os benefícios e os riscos da dieta da manga

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Existe uma infinidade de métodos para emagrecer por aí. Entre aqueles que usam frutas e derivados como principio básico está a dieta da manga. Porém, não é exatamente a fruta que se utiliza no cardápio desse regime alimentar, e sim o extrato da manga africana, que é vendida em cápsulas.

 

A recomendação das embalagens do produto é consumir duas cápsulas ao dia, sempre antes das refeições. O resultado é uma sensação de leveza, como se a mulher desinchasse, já que o extrato é altamente diurético.

dieta da manga

Extrato da manga africana deve ser usado com acompanhamento de um nutricionista. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, o medicamento inibe a vontade de consumir doces e guloseimas. Mas, atenção, pois existem alguns efeitos colaterais. Conheça mais sobre a dieta da manga.

 

Como funciona a dieta da manga?

O sucesso da dieta da manga africana surgiu em função dos resultados no combate à obesidade.

 

Um estudo feito com tribos africanas, publicado no Lipids in Health and Disease, verificou que em algumas regiões, existiam poucos obesos em função do consumo de uma pasta, feita com a semente da manga cultivada por eles. Esse creme era usado para engrossar sopas.

 

No Brasil, a cápsula usada na dieta da manga já é comercializada. Entre os efeitos do uso, estão a diminuição do apetite, aceleração do metabolismo, redução do colesterol LDL e perda de peso.

 

O produto, porém, não é eficaz sozinho. Para garantir resultados, é necessário realizar um acompanhamento com nutricionista e passar pela reeducação alimentar a fim de que não haja efeito sanfona.

 

Os efeitos dos medicamentos feitos com base na manga africana também têm efeito psicológico. Em função da saciedade que proporcionam, a pessoa passa a não sentir mais desejo por comida. Assim, com disciplina, exercícios físicos e hábitos de alimentação saudável, é possível emagrecer rapidamente.

 

No entanto, preste atenção. É fundamental a consulta com médicos especialistas e responsáveis antes de consumir qualquer medicamento para emagrecer. Algumas pessoas podem rejeitar o conteúdo e sofrerem com efeitos colaterais.

 

É comum também que o uso seja feito apenas durante um período. Quando o objetivo é alcançado, a dieta da manga com as cápsulas não precisa mais ser seguida.

 

Perigos da dieta da manga

Se você tem hábitos sedentários, não faz atividades físicas periódicas e nem se alimenta corretamente, então a dieta com inserção da manga africana não vai surtir efeitos. Apenas controlando as calorias ingeridas durante o dia e colocando o corpo em movimento, você poderá aproveitar dos benefícios da cápsula.

 

É possível também absorver os mesmos nutrientes através da alimentação. Com acompanhamento de um nutricionista ou endocrinologista, uma dieta é estabelecida de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Assim, dá para emagrecer sem recorrer à suplementação.

 

Não há muitas pesquisas científicas que comprovem os reais efeitos da dieta. Um dos alertas dos nutricionistas é que o anticoncepcional anula a eficácia das cápsulas. Ou seja, mulheres que utilizam os comprimidos não sentirão efeitos com a manga africana.

 

Além disso, o ácido láurico presente no extrato da fruta, que é usado no composto, pode trazer danos ao fígado em longo prazo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!