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Dieta

Dieta fracionada favorece a manutenção da boa forma! Comer de três em três horas pode ser a chave para você continuar no peso ideal!

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

Muita gente luta, diariamente, contra o excesso de peso. Essa realidade atinge quase metade da população brasileira. E é nesses momentos em que a pessoa que está acima do peso começa a errar. Passar muito tempo sem comer, não consumir tudo o que é necessário, não fazer exercício físico. Tudo isso é o início de um ciclo vicioso errado. A solução para perder peso pode estar na dieta fracionada.

A alimentação saudável é baseada no equilíbrio. Praticar a dieta fracionada ajuda o metabolismo a se estabilizar e aumentar seu ritmo, transformando o que é ingerido em energia com mais facilidade. Já pensou em passar o dia comendo e ainda emagrecer? Pois é, a dieta fracionada pode prover esse tipo de realidade.

O foco da dieta fracionada está no equilíbrio, cuide para não exagerar. Foto: Shutterstock

O foco da dieta fracionada está no equilíbrio, cuide para não exagerar. Foto: Shutterstock

Como funciona a dieta fracionada

Para manter a forma ou perder peso, comer a cada três horas é o mais indicado. Isso faz com que a pessoa não passe fome e também não sofra com a ansiedade e acabe comendo muito mais que o necessário. Lanchinhos de frutas ou alimentos leves podem fazer seu dia muito melhor.

Quando a pessoa passa muito tempo sem comer, o cérebro entra em estado de alerta. Esse estado envia impulsos indicando que pode haver uma privação alimentícia indeterminada. Então, quando você vai fazer sua refeição, é como se dissesse (involuntariamente) “melhor comer agora porque não sei quando vou comer de novo”, fazendo com que muito mais que o necessário seja armazenado.

Ao colocar a dieta fracionada em ação, a mensagem vinda do cérebro é outra. Como há energia armazenada, mesmo que em pequenas quantidades, é uma ação natural do corpo começar a queimá-la. Isso é um efeito da aceleração do metabolismo. Tudo o que você come deve ser metabolizado, fazendo com que a queima calórica aconteça.

E você sabe o que é o mais interessante? Comer mais vezes fará com que a quantidade de comida que você ingere diminua. A dieta fracionada incita a pessoa a comer pequenos lanchinhos saudáveis, como frutas ou iogurtes, durante o dia. Então, ela chega com menos fome as refeições principais que são, de modo bem comum, as vilãs contra quem quer perder peso.

Foco no equilíbrio

Lembre que o foco da dieta fracionada está no equilíbrio. Cuide para não exagerar nos lanchinhos ou nas refeições principais. Controle a ingestão de farináceos, então, nada de comer muito pão, biscoitos, massas ou bolos. Também é sempre bom optar por alimentos integrais, pois o nível de fibras que eles contem é muito maior que as versões refinadas.

Você sofre de diabetes? A dieta fracionada também pode ajudar. Como há diversas “refeições” por dia, os episódios de hipoglicemia são banidos do cotidiano. Porém, pacientes com casos específicos de qualquer tipo de doença precisam passar pelo acompanhamento médico indicado, seguindo à risca os alimentos passados e os horários determinados para a dieta fracionada.

As demais regras são básicas: coma direito, sem deixar nenhum alimento de fora, varie bem o cardápio, consumindo vegetais diversos, peixe e frango, não exagere em comidas muito calóricas, nada de fast-food, faça exercícios físicos regulares e não passe fome. Com a dieta fracionada é muito mais fácil perder peso e tudo isso sem sofrer.

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