Exercícios

Veja como sair do sedentarismo e priorizar a saúde

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

Mesmo com todos os benefícios associados à participação regular em atividades físicas moderadas, muitos brasileiros ainda não descobriram como sair do sedentarismo. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, cerca de 46% dos adultos no Brasil são sedentários.

 

Especialistas indicam que o número é preocupante porque o sedentarismo pode ser a causa de diversas doenças crônicas. Estima-se que aproximadamente 70% das causas de morte entre brasileiros está relacionada a excesso de peso, falta de uma alimentação saudável e sedentarismo.

como sair do sedentarismo

Mudanças de hábitos do dia a dia podem deixar o sedentarismo longe da sua vida . Foto: iStock, Getty Images

 

Como sair do sedentarismo: benefícios

Muitas doenças estão associadas a um estilo de vida sedentário. Pessoas que são fisicamente inativas têm maior risco de câncer de cólon e mama.

Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine, em 2005, mostrou uma redução de 40% na mortalidade por câncer em pessoas fisicamente ativas, se comparadas às inativas. Outra pesquisa relatou que houve uma redução de 50% no risco de demência em idosos que fizeram exercícios físicos com regularidade.

 

Dados do The Cooper Institute, em Dallas, Estados Unidos, sugerem ainda que homens fisicamente ativos têm reduzidas as chances de de acidente vascular cerebral em dois terços. Por outro lado, o Nurses’ Health Study, especializado em saúde da mulher, descobriu que mulheres não sedentárias conseguem reduzir o risco de derrames em 50%.

 

Além disso, outro levantamento indica que uma hora diária de caminhada é capaz de reduzir o risco de obesidade em 24%. As pessoas que praticam atividade física regular também têm um sistema imunológico mais eficiente, o que ajuda a evitar várias doenças em geral.

 

Saiba como sair do sedentarismo

Muitas pessoas acham que a única maneira de como sair do sedentarismo é frequentar a academia ou praticar exercícios físicos vigorosos.

São realmente duas ótimas formas de se manter ativo, mas algumas mudanças na rotina também podem ser formas de como sair do sedentarismo. Veja algumas dicas:

1. Estacione longe

As pessoas procuram estacionar em local mais próximo possível do destino. Para sair do sedentarismo, faça o contrário, ou seja, procure adquirir o hábito de estacionar a uma quadra de distância.

2. Use as escadas no lugar do elevador

Se forem poucos andares, como um ou dois, use sempre as escadas. Quando você se acostumar, aumente o número de andares.

3. Se possível, caminhe ou pedale para ir ao trabalho

Se seu local de trabalho é relativamente perto de casa, vale a pena deixar o carro na garagem e ir caminhando ou de bicicleta. Essa é uma ótima maneira de sair do sedentarismo.

 

4. Desça uma parada antes

Se a sua cidade tem um sistema de metrô ou ônibus, ignore a sua parada e saia em uma parada antes ou depois e, em seguida, caminhe até seu destino.

 

5. Brinque com seus filhos

Para se manter ativo, procure fazer algumas atividades e brincadeiras com as crianças. É uma ótima hora para melhorar a integração familiar.

 

6. Coloque a sua música favorita e dance

Isso não é só exercício, mas também uma ótima maneira de relaxar no final de um dia agitado.

7. Ande enquanto você fala ao telefone

Caso seu trabalho envolva falar ao telefone com frequência, não faça isso sentado. Adquira o hábito de andar enquanto você fala.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!