Dieta

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Por Redação Doutíssima 12/04/2014

acelerar metabolismo

Como acelerar o metabolismo?

O verão pode ter acabado mas isso não é motivo pra você querer manter o corpo no peso que te agrada, né? Mas ok, você já tentou todos os tipos de dietas possíveis e o efeito era quase mínimo ou não acontecia nada, salvo uma vontade louca de comer tudo o que viesse pela frente no final de semana. Relaxe, vai ver que a sua questão está mais ligada ao seu organismo ser lento. É o que sempre dizem, né? Balela! Você pode, sim, acelerar o seu metabolismo e a ciência explica o por quê.
Primeiramente, é interessante entender em poucas linhas do que se trata, afinal, esse tal de metabolismo. Breve, ele controla uma quantidade significativa de várias das suas reações fisiológicas, e mantém o seu corpinho vivo. Que bom! E segundo a ciência, o gasto de calorias está basicamente ligado ao metabolismo basal, que em outras palavras é o consumo de energia em repouso, responsável por assegurar suas funções vitais. Mas o que pouca gente fala é o seguinte: alguns hábitos diários podem influenciar no andamento dessa máquina complexa que é o seu corpo. Mudando-os, você fará tudo seguir mais rapidamente. Ou seja, mesmo depois de você tomar a ducha pós-academia, seu corpo continuará queimando energia.

Isso ocorre porque, depois de sair de um exercício que faça com que os músculos se movimentem várias vezes, microlesões serão feitas, e o corpo passará um tempo (ou seja, gastará mais energia) tentando cicatriza-las ou anulá-las. Suas células ficarão sensíveis à ação de alguns hormônios do seu corpo e a queima calórica se dará mais rapidamente. Ok. Agora imagine isso acontecendo o dia inteiro, mesmo sem fazer grandes esforços? É possível! (Mas isso não anula, é claro, a necessidade de fazer exercícios periodicamente.)

E tudo isso pode ser feito mudando alguns pequenos hábitos do dia-a-dia como… Tomar café da manhã. Sim. Acredite. Além de outras coisas que você descobre logo aqui embaixo. Voilá:

1. Coma café da manhã.

Pois é: seu corpo acaba de passar algumas boas horas em jejum e precisa de energia pra fazer acelerar as engrenagens do seu metabolismo. Se você não toma esse lanchinho matinal, a capacidade do seu organismo queimar gordura será baixa e ele vai fazer o total contrário: guardar energia, ou seja, acumular gordura. Então aquele velho dito popular sobre “começar um dia como um rei” não é de todo errado. Só não abuse dos alimentos muito açucarados ou gordurosos, como de costume.

2. Vai exercitar-se? Anote na agenda.

Pode parecer bobeira mas, psicologicamente, funciona muito bem. Praticar exercícios regularmente pode até mesmo influenciar no seu DNA colaborando para a aceleração imediata do metabolismo. Anote, então, na agenda. E pratique-os!

3. Desestresse.

O cortisol, hormônio do estresse, é capaz de desacelerar o seu metabolismo de forma significativa. Então tome alguns minutos do seu dia para tomar um chá relaxante acompanhado de respirações profundas, ou utilize da pausa do almoço para fazer um pouco de yoga. Sem tempo pra tudo isso? Não se preocupe: pegue seu celular, seus fones de ouvido, e tranque-se na cabine de banheiro (limpo, se possível) mais próxima. Deixe-se levar por uma música tranquila ou que te faça bem, de olhos fechados. O estresse vai por água à baixo.

acelerar metabolismo

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: