Dica do Nutricionista

Suco vermelho é rico em antioxidantes e protege o coração

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

Se você é adepta do suco verde no dia a dia, saiba que uma ótima alternativa para variar a cor, o sabor e os benefícios dos ingredientes é o suco vermelho. A bebida que ajuda a sair da mesmice é prática e cheia de nutrientes, além de ser excelente para começar o dia com muita saúde.

 

Benefícios do suco vermelho

Para a nutricionista Jureci Siqueira Machado, que é também especialista em fisiologia do exercícios e mestre em saúde coletiva, um dos maiores benefícios desse suco é a quantidade de antioxidantes.

suco vermelho

Suco preparado com ingredientes vermelhos ajuda a manter a saúde do corpo em dia. Foto: Shutterstock

“No nosso dia a dia, produzimos um carga muito grande de radicais livres, principalmente quando estamos expostos a estresse, poluição, fumo, álcool e alimentação desregrada, hábitos que acabam envelhecendo as células. Quando incluímos elementos antioxidantes, desintoxicamos e promovemos a renovação celular”, comenta Jureci.

Suco vermelho e saúde

Ela revela que as propriedades do suco vermelho são capazes de beneficiar o sistema cardiovascular. “Os elementos principais dos vegetais e frutas vermelhas são antioxidantes, que auxiliam na renovação celular, principalmente betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, antocianinas e resveratrol”, afirma.

Esses nutrientes de nomes complicados são considerados funcionais, ou seja, tendem a causar um processo preventivo no organismo.

Segundo a nutricionista, eles limpam as células e auxiliam no sistema circulatório, além de ajudarem na proteção do coração, principalmente quando associados à uva ou ao suco dessa fruta.

O suco ajuda no emagrecimento?

A nutricionista ensina que, na verdade, esses sucos podem influenciar no emagrecimento porque o interesse estimula as pessoas a buscarem alternativas na alimentação. Isso faz com que elas se sintam melhor, evitando o consumo de produtos gordurosos e açucarados.

“Assim como qualquer suco, quando contemplado com vegetais e frutas, o suco vermelho pode influenciar no emagrecimento”, diz.

No entanto, essa relação não é de causa e efeito. A nutricionista explica que ao incluir esse hábito saudável no dia a dia, as pessoas acabam adicionando produtos melhores para o organismo. Assim, o inconsciente do indivíduo passa a buscar adesão por eles.

Confira duas receitas de suco vermelho recomendadas pela nutricionista:

1. Suco vermelho vitaminado

Ingredientes:

– ½ limão

– ½ beterraba

– 1 rodela de abacaxi

– 1 tomate

– 1 colher de chá de chia

– 150 ml de água

Modo de preparo:

Processe todos os ingredientes no liquidificador e consuma sem coar. Não é necessário adoçar, pois os ingredientes já são doces, mas caso deseje, adicione três gotas de adoçante stevia ou uma colher de chá de mel .

2. Suco roxo rico em flavonoides

Ingredientes:

– ½ beterraba crua

– 5 morangos

– 150 ml de suco de uva integral

– 2 folhas de couve

– 1 pedacinho pequeno de gengibre

– 100 ml de água

– 1 colher de chá de linhaça

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e consuma sem coar.  A especialista recomenda que o suco seja consumido no café da manhã, para que o organismo tenha mais “desejo” por alimentos saudáveis com o passar do dia. Um copo no desjejum é ideal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!