Dica do Nutricionista

Cerveja engorda? Descubra mitos e verdades a respeito

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

Se você adora uma cerveja gelada ao fim do expediente ou em qualquer ocasião especial, saiba que não é o único. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a cerveja é a bebida preferida de 67% dos brasileiros em qualquer comemoração. Mas, apesar de ser adorada, é comum surgir o questionamento: cerveja engorda?

 

Para entender se a cerveja engorda ou não, é preciso levar em consideração uma série de aspectos, especialmente a quantidade de consumo e o tipo da bebida.

A nutricionista Joice Soares, especialista em Nutrição Clínica, esclarece que, atualmente, já existem até mesmo versões light. “As cervejas light possuem, em média, 25% a menos de calorias, pois têm redução no teor alcoólico”, lembra.

cerveja engorda

Se consumida com moderação, a cerveja pode acabar não prejudicando a dieta. Foto: iStock, Getty Images

 

Cerveja engorda ou pode fazer bem à saúde?

O mercado das cervejas está em expansão. Atualmente, já existem diferentes estilos da bebida, com ingredientes aprimorados. “Temos uma gama enorme de categorias e seus ingredientes são os mais variados. Em geral, elas levam água, cevada, malte, lúpulo e levedos ou fermentos”, afirma.

 

Em relação aos benefícios e malefícios ao organismo, tudo depende. “Isoladamente, alguns dos ingredientes da cerveja trazem, sim, benefícios à saúde. Mas, quando analisamos a bebida já pronta, ela não é tão vantajosa quanto cada um deles separadamente”, destaca Joice.

Para ela, apesar de algumas pesquisas mostrarem que, quando consumida com moderação, essa bebida melhora alguns aspectos da saúde, ainda não há como mensurar isso para a população em geral. Afinal, é complicado determinar se a bebida faz bem sem analisar as particularidades de cada indivíduo. 

No entanto, a nutricionista sabe explicar melhor algumas constatações que apontam que a cerveja pode fazer bem ao coração, como foi o caso de um estudo publicado pelo European Journal of Epidemiology.

“Alguns benefícios sugeridos seriam diminuir os valores de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, pelo fato da cerveja ser rica em vitamina B6, como também evitar a formação de cálculos renais, por ser diurética e favorecer o sistema imunológico”, esclarece a profissional.

O problema é que, quando o consumo é exagerado, todos os benefícios desaparecem. O consumo excessivo pode gerar dependência alcoólica, aumento de peso e dos triglicerídeos, além de doenças do fígado. Por isso, apesar de possuir alguns efeitos benéficos à saúde, o consumo deve ser moderado.

Entenda quando a cerveja engorda

Se você evita a bebida por acreditar que cerveja engorda, saiba que ela pode não ser uma grande vilã nesse sentido. “Em termos de calorias, ela não é muito calórica quando comparada a outras bebidas alcoólicas”, confirma a nutricionista.

O problema maior é a quantidade. Quando consumida em grandes doses, a cerveja engorda e prejudica quem está de dieta. Mas tenha calma: basta ter moderação no consumo e você poderá manter a bebida no cardápio e assegurar números a menos na balança.

“Quando não se tem nenhuma patologia que proíba a ingestão de álcool e sua finalidade é controlar o peso, a cerveja ainda pode ser consumida eventualmente. Em média, uma latinha de cerveja Pilsen tem 200 calorias. Então, ao beber, tudo depende do número de calorias da dieta que a pessoa está seguindo”, explica.

Até uma latinha para mulheres e duas para homens não coloca em risco a boa forma. No entanto, é preciso observar o que se come junto com a bebida. Petiscos fritos e outras comidas calóricas estão muito presentes.

A chave para manter a saúde é o equilíbrio, tanto em relação ao consumo da cerveja quanto à ingestão dos alimentos.

Conseguiu entender melhor quando a cerveja engorda? Então conte-nos o que achou deste artigo com dicas nos comentários! 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!