Dica do Nutricionista > Nutrição

Consumo de carboidratos e exercícios físicos

Por Redação Doutíssima 05/11/2015

O consumo de carboidratos antes, durante e após a prática de exercícios físicos é um tema muito discutido entre aqueles que praticam atividades físicas com frequência. É sabido que a ingestão de carboidratos é necessária em alguns casos, já que são eles que fornecem energia ao corpo. Renata Rodrigues de Oliveira, nutricionista e parceira do Doutíssima  tira dúvidas e nos explica sobre o assunto. 

 

consumo de carboidrato 1

O consumo de carboidratos pode ser necessário antes, durante e depois da atividade física. Foto: Shutterstock.

 

O consumo de carboidratos antes da prática de exercícios físicos tem como principal objetivo aramazenar energia para a atividade física. Quanto maior for a concentração desta, maior será o rendimento físico. É importante destacar que o carboidrato deve ser consumido 24 ou 48 horas antes do início da prática de exercícios fisicos.

 

consumo de carboidratos 4

O consumo de carboidratos influencia diretamente no rendimento da atividade física. Foto: Shutterstock.

 

Durante a prática de exercícios físicos, o carboidrato também pode ser ingerido. Aqui, o objetivo principal é diminuir a taxa de uso de energia, que pode passar a ser crítica nos momentos finais da atividade física.

 

O indivíduo que ingere carboidratos após a prática de exercícios físicos busca repor os estoques de energia. É nessário ressaltar neste caso que este carboidrato será importante não só na reposição de energia perdida na última atividade física, mas também servirá de estoque para a próxima prática de exercícios físicos.

 

 

consumo de carboidratos 5

O consumo de carboidratos após a prática de atividades fisicas serve à repor os estoques de energia no corpo. Foto: Shutterstock.

 

 

 Deu pra ver que o mais importante é ter uma alimentação saudável como um todo, e não se alimentar corretamente somente antes ou depois do treino. 

 

Consumo de carboidratos e a importância de consultar um nutricionista 

A avaliação de um nutricionista é fundamental para que você atinja seus objetivos com mais facilidade e rapidez. Só ele é capaz de montar um plano alimentar personalizado, com os carboidratos certos, considerando seu estilo de vida e o tipo de atividade física que você pratica.