Os hidratantes faciais são aliados da beleza feminina. Eles ajudam a manter a pele macia e bonita, valorizando a fisionomia do rosto. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher o creme hidratante para o rosto.
Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Nielsen indicam que 96% das mulheres usam hidratante corporal e consideram esse produto indispensável. A procura é tanta que as opções de creme hidratante para o rosto variam, de acordo com a finalidade.
Há cremes faciais ideais para dar mais firmeza à pele, potencializar o bronzeado, reduzir linhas de expressão, evitar a oleosidade, combater o envelhecimento, entre outras vantagens. Mas, antes de investir em qualquer cosmético, é preciso considerar o seu tipo de pele.
Como escolher o creme hidratante para o rosto?
De acordo com um levantamento feito pela marca Johnson&Johnson, 56% das brasileiras têm pele mista a oleosa e 70% delas aplica o mesmo creme do corpo no rosto. Esse é um erro clássico que pode surtir efeitos negativos na pele.
A pele do rosto merece cuidados específicos, pois contém um número maior de glândulas sebáceas. Por isso, a dica inicial seria consultar um dermatologista, para verificar a forma correta de tratar sua epiderme facial.
As mulheres com peles secas, por exemplo, necessitam de um creme hidratante para o rosto mais intensivo. Algumas opções são os produtos à base de aloe vera e óleo de amêndoas, que ajudam a evitar o ressecamento da face.
Já as peles oleosas necessitam de hidratantes que ajudem a controlar a oleosidade e evitar o surgimento de acne. Assim, a melhor alternativa é optar pelos produtos com consistência em gel e completamente livres de óleos.
As peles mistas são caracterizadas pela concentração de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as outras partes do rosto são secas ou normais. Por isso, nas áreas oleosas, também devem ser utilizados hidratantes leves, causando um efeito matte e controlando o excesso de brilho na pele.
Já as peles normais, que não possuem tendência à oleosidade ou ao ressecamento, devem ser tratadas com hidratantes de composição aquosa, que contenham vitaminas C, E e A.
Cuidados com o creme hidratante para o rosto
Antes de escolher qualquer produto para a face, observe a composição. Não adianta investir muito em um creme hidratante para o rosto que não é adequado ao seu tipo de pele. Por isso, sempre veja a fórmula antes de adquirir o cosmético.
Além disso, tenha cuidado com a validade do produto: jamais aplique no rosto qualquer loção que esteja fora do prazo. Também vale a pena ver o que diz a bula, pois algumas informações podem lhe ajudar a usufruir plenamente do cosmético.
Dê preferência, também, aos hidratantes com FPS (Fator de Proteção Solar), que ajudam a proteger a pele dos efeitos danosos causados pelos raios solares. Após escolher o creme perfeito, basta aplicá-lo corretamente para usufruir das vantagens.
A indicação geral é aplicar o hidratante pela manhã ou à noite, após o banho. O creme hidratante para o rosto sempre deve ser usado com suavidade, sendo aplicado em movimentos do centro da face para fora. Em relação à quantidade, é preciso consultar o dermatologista: peles secas podem necessitar de mais de uma aplicação.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!