No dia a dia, é possível tomar iniciativas que mudam completamente o ritmo do seu corpo. Você sabia que subir escada emagrece? A simples troca do elevador pela escadaria garante fortalecimento das pernas, combate dores de coluna e até mesmo artrite e artrose.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) verificou que 70% das causas de morte no Brasil estão relacionadas ao sedentarismo. Esse estilo de vida favorece doenças crônicas e excesso de peso, mas pode ser combatido com hábitos saudáveis.
Como subir escada emagrece?
Em apenas 30 minutos, é possível queimar até mil calorias com o treino certo. Subir escada emagrece, mas apenas esse exercício não é suficiente. Para que seja possível ter pernas e glúteos definidos e centímetros a menos na cintura, é necessário elaborar um combo de atividades.
O impacto provocado pela subida nas escadarias ativa a região do core, composta pelos músculos centrais do corpo, como o abdômen. Além disso, é possível evitar a perda de massa magra, focando apenas na eliminação de gorduras do tecido adiposo.
A força aplicada nas pernas também contribui para melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, já que a alta intensidade ajuda o pulmão e o coração a trabalharem corretamente. Assim, subir escada emagrece, mas é necessário manter todo o corpo em movimento.
Para que o metabolismo favoreça a queima calórica, só deve ser feito descanso na descida. Por isso, a prática é recomendável para quem já possui um bom preparo físico. Antes de se exercitar em escadarias, consulte um médico ou educador da área para recomendar o melhor treino para você. Lembre-se de começar sempre aos poucos.
Subir escada emagrece: comprove treinando
Subir escada emagrece quando outros exercícios são combinados, principalmente para fortalecer a musculatura das pernas e trabalhar também os membros superiores. Um treino só é considerado completo quando todo o corpo é envolvido. Confira algumas dicas de exercício para deixar os quilinhos na escadaria.
1. Aquecimento
Antes de subir as escadas, aqueça o corpo pulando corda. Durante três minutos, mantenha um ritmo constante no início, variando saltos depois.
2. Descanso ativo
Subir escada emagrece, mas é importante fazer uma pausa para que o corpo aguente a subida. Após 15 minutos de subida, faça o agachamento sumô.
Na base da escadaria, separe as pernas em uma distância maior que os ombros. Ponha as pontas dos pés em diagonal e aproxime as mãos para frente das coxas. Agache levando os braços em linha reta. Repita 10 vezes e volte a subir.
3. Pós-treino fortalecedor
Leve um elástico no bolso quando for subir escadas no seu treino. Assim, é possível realizar alguns exercícios para fortalecer a musculatura superior também.
4. Elevação frontal e lateral
Pise no elástico com ambos os pés. Mantenha os joelhos um pouco flexionados e segure as alças na frente das coxas. Levante os braços até a altura dos ombros, voltando para a posição inicial. Depois, erga-os na lateral. Repita 10 vezes.
5. Bíceps
Pise no elástico com os dois pés, no terceiro lance da escada. Segurando as alças próximo às coxas, encaixe os cotovelos na cintura e levante os punhos na direção dos ombros sem movimentar os cotovelos. Repita 10 vezes.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!