Dica do Nutricionista

Conheça as vantagens e desvantagens do creme de avelã

Por Redação Doutíssima 06/08/2015

Desde que surgiu nas prateleiras do supermercado, o creme de avelã se tornou um dos doces favoritos de muitas crianças. Usado em receitas ou no pão, o produto pode agradar muito o paladar, mas não faz o mesmo com a saúde.

Creme de avelã industrializado: riscos

Segundo a nutricionista Josiane Farias da Rosa, todos os alimentos industrializados constam no rótulo os ingredientes em ordem decrescente. “Ao consultarmos a lista de ingredientes de um creme de avelã observamos que o ingrediente em maior quantidade é o açúcar, seguido do óleo de palma. As avelãs estão somente em terceiro lugar”, explica.

creme de avelã

Para uma alimentação saudável, opte pelo creme de avelã feito em casa. Foto: iStock, Getty Images

Ou seja, o produto que tem sabor de chocolate e avelãs é na verdade cheio de açúcar e gordura. A fórmula ainda conta com aromatizante e emulsificante, aditivos alimentares artificiais.

Josiane informa que o consumo do creme de avelã industrializado não traz benefício algum à saúde. Ela ainda conta que o óleo de palma utilizado no produto, que vem sendo usado na industria de alimentos como substituto da gordura trans, tem alto teor de ácidos graxos saturados, especialmente o ácido palmítico.

A nutricionista comenta também que a Sociedade Brasileira de Cardiologia cita estudos feitos com humanos e animais que compararam o efeito metabólico de diferentes dietas, entre elas a com alto teor de óleo de palma. Foi observado um aumento significativo de colesterol ruim e de colesterol total quando essa gordura estava presente na alimentação.

Por outro lado, a avelã, que deveria ser o principal ingrediente do creme, é rica em minerais, vitaminas, gorduras boas, fibras e substâncias antioxidantes, informa a nutricionista. Mas esses benefícios não são notados e ficam ofuscados pelos ingredientes nocivos.

“O consumo excessivo de creme de avelã leva a um consumo elevado de açúcar e gordura saturada, além de ser um alimento com alto valor calórico”, aponta Josiane.

Esses ingredientes são facilmente relacionados com doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol ruim, aumento da pressão arterial e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Sobre o consumo do creme de avelã, a nutricionista diz que é tudo uma questão de equilíbrio e que o maior problema está na ingestão em excesso. Ela cita a recomendação do Ministério da Saúde de que alimentos ultraprocessados não devem fazer parte da alimentação diária.

Creme de avelã caseiro

Quem não quer deixar de lado o creme de avelã mas entende que o industrializado não faz nada bem para a saúde pode tentar uma receita caseira, sem adição de açúcar e gordura.

A única gordura da receita é a da própria avelã. Josiane ensina como fazer:

Creme de avelã caseiro sem adição de açúcar

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de avelãs torradas sem casca

1 ½ xícara (chá) de leite desnatado ou leite de amêndoas

6 colheres (sopa) de cacau em pó puro sem açúcar

3 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó Sucralose ou adoçante Xylitol

Essência de avelã (opcional)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no processador por aproximadamente cinco minutos ou até ficar um creme homogêneo. De tempos em tempos, limpe as paredes do recipiente com uma espátula para que tudo fique batido uniformemente.

Se preferir, leve para geladeira por aproximadamente duas horas ou consuma em temperatura ambiente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!