Se você é daquelas pessoas que só de ouvir falar em gordura já torce o nariz, tendo a certeza de se tratar de uma inimiga da dieta, é bom rever seus conceitos. A gordura insaturada é um tipo de ácido graxo do bem, mais saudável do que a sua outra representação. Considerar a sua presença em determinados alimentos pode fazer bem para a saúde.

Também conhecida como gordura boa, a gordura insaturada se apresenta de duas formas: a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poli-insaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono).

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Priorize alimentos com a gordura boa para ter mais saúde. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da gordura insaturada

Ela está presente em uma série de alimentos e é capaz de ajudar o organismo a se livrar do colesterol ruim – LDL, o qual, em níveis elevados, pode causar doenças do coração e elevar a pressão arterial.

 

Por outro lado, é uma boa fonte para elevação do HDL,o colesterol bom. Dessa forma, reduz a presença de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode levar a ocorrências de infarto e AVC. Também fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer.

 

Alimentos ricos em gordura insaturada

Para aproveitar os seus benefícios, é importante incorporar ao cardápio alimentos que são fonte de gordura insaturada. Conheça a seguir os principais e saiba mais sobre como eles ajudam a proteger a saúde.

 

Oleaginosas

Castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará e macadâmia são exemplos. São alimentos que contribuem para o emagrecimento, reduzem doenças do coração e auxiliam na prevenção e combate do câncer.

 

Abacate

Embora seja rico em calorias, também é boa fonte de gordura insaturada. Seus benefícios não param por aí: também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, que protegem os tecidos do corpo.

 

Azeite de oliva

Além de fonte de gordura insaturada, o consumo regular desse azeite auxilia no combate aos efeitos do envelhecimento e de diversas doenças.

 

Salmão

É um peixe rico em gorduras insaturadas e ômega 3, que melhora a concentração e alivia o estresse. Também é uma proteína magra que aumenta sensação de saciedade.

 

Óleo de coco

Auxilia na perda de peso, aumenta a imunidade, ajuda a regular o intestino, controla o colesterol e, de quebra, melhora a elasticidade da pele.

 

Diferenças entre as gorduras

Mesmo com a fama de boas ou más, as gorduras são necessárias para o organismo e têm funções importantes, como transportar as vitaminas para as células e servir de matéria-prima para a produção de hormônios sexuais. Também permitem o isolamento e a proteção dos órgãos, além de funcionar como reserva de energia para atividades físicas de longa duração.

 

O segredo está na escolha da gordura certa para consumir. Também é preciso lembrar que as gorduras consideradas boas não deixam de ser tão calóricas quanto as ruins. Por isso, devem ser consumidas com moderação, especialmente para as pessoas que desejam emagrecer.

Agora que você já conhece a gordura insaturada, saiba um pouco mais sobre as suas duas outras formas:

Gordura saturada

Encontrada principalmente em carnes vermelhas e brancas, leite e derivados integrais e azeite de dendê, ela aumenta o colesterol ruim (LDL), que eleva o risco de problemas no coração.

 

Gordura trans

É formada por processo químico (hidrogenação), no qual os óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans. É encontrada na margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos. Essa gordura aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.

 

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