[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista

Descubra 10 benefícios do alecrim para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 19/08/2014

O alecrim é uma erva de origem mediterrânea muito usada em pratos culinários, para condimentar sopas, molhos e carnes.

O poder do alecrim como remédio natural

Além de ser usado para cozinhar, esta erva com aroma inconfundível também é um remédio natural para várias doenças. Com certeza, você vai se surpreender com todos os benefícios do alecrim para a saúde. Veja neste artigo quais são os seus 10 benefícios para a saúde e o porquê você deve consumi-lo regularmente.

alecrim

Alecrim é um remédio natural benéfico para a memória e para todo o organismo. Foto: Shutterstock

10 benefícios do alecrim para a saúde

1. Atua na prevenção do câncer

O alecrim contém carnosol, um antioxidante que pode prevenir o câncer. Muitos pesquisadores tiveram resultados promissores em estudos sobre sua eficácia contra o câncer de mama, o câncer de próstata, o câncer de cólon, a leucemia e o câncer de pele.

2. Melhora da memória

Se você está com problemas para lembrar onde deixou a chave de casa, a erva chamada também de “Rosemary” pode ajudar. Isso porque suas propriedades podem ajudar a melhorar a memória, já que contém uma diterpina chamado ácido carnósico, que tem propriedades neuroprotetoras, em que os pesquisadores acreditam que podem proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.

3. Alívio da dor

Ela não só irá ajudar a aliviar a dor da enxaqueca, mas com o óleo essencial de alecrim também pode ser utilizado topicamente como um tratamento natural para a artrite, dores musculares e outras dores articulares e musculares.

4. Anti-inflamatório

A rosmarinus officinalisdois, como é conhecido cientificamente, possui dois anti-inflamatórios potentes: o ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos podem inibir a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamações no corpo.

5. Antibacteriano

Estudos descobriram que o alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas, que atuam principalmente contra as bactérias que causam as úlceras de estômago e as infecções por estafilococos.

6. Atua na saúde digestiva

A erva é muito usada na culinária, mas o que muita gente não sabe é que este tempero também pode ajudar a tratar de problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre e indigestão.

7. Melhora circulação sanguínea

O óleo essencial feito a partir da planta é, muitas vezes, aplicado topicamente como um remédio natural para a má circulação, embora não haja estudos que comprovem este efeito.

8. Possui propriedades diuréticas

A erva é um diurético leve, o que significa que ela pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Quando o alecrim é utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo de urina e ajudar regular a função dos rins.

9. Promove a desintoxicação do fígado

Também tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos. Hipócrates já teria prescrito a planta para esta finalidade. Um estudo revelou que o extrato desta erva reduz os efeitos da cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto tóxico para o fígado.

10. Antienvelhecimento

Este ingrediente é muito popular em fórmulas antienvelhecimento, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus ​​da pele em geral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]