Estética

Veja como cuidar das unhas do pé e ficar com pés bonitos

Por Redação Doutíssima 07/08/2015

As unhas do pé, assim como as das mãos, demandam cuidados especiais. Além da relevância do aspecto estético, manter uma rotina de higiene nos pés é necessário para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Por isso, dentro de um certo período de tempo, é sempre bom marcar uma visita ao salão de beleza.

 

De acordo com a designer de unhas Janaina Oliveira, é importante fazer intervalos entre a aplicação do esmalte nas unhas do pé e, ainda, reservar um tempinho na agenda para visitar a pedicure ou podóloga, visando à saúde e beleza dos pés. Lembre-se de que eles exigem tanta atenção quanto as mãos.

unhas do pe

Para evitar ressecamento, é preciso deixar as unhas sem esmalte por um tempo. Foto: iStock, Getty Images

 

Cuidados com as unhas do pé

Inicialmente, é necessário ter em mente alguns quesitos básicos em relação à aparência dos pés. A hidratação é fundamental para mantê-los com um aspecto saudável e jovial. Utilizar um creme com fórmula enriquecida de ureia é uma boa alternativa.

Além disso, esfoliar os pés, pelo menos uma vez na semana, ajuda a eliminar as células mortas e assegurar um aspecto lisinho na pele. Já em relação às unhas dos pés, é importante ter cautela. Sempre que elas estiverem quebradiças, é recomendado procurar ajuda profissional.

Para ficar com as unhas do pé sempre lindas, Janaina conta com algumas dicas. “Mantenha as unhas curtas e, um ou dois dias antes de ir à pedicure, já retire o esmalte delas”, aponta. Assim, elas têm tempo de respirar entre uma pintura e outra, evitando o ressecamento e a proliferação de bactérias.

De acordo com a designer de unhas, é importante visitar a pedicure no período de 15 ou 20 dias. Já as pessoas que estiverem realizando tratamento com podólogo, precisam agendar um encontro periódico a cada 30 dias, ou de acordo com a indicação profissional.

Se você estiver com as unhas do pé quebradiças, fracas ou com manchas brancas, cuidado. Isso pode ser indício da ausência de alguns nutrientes no organismo ou, até mesmo, de outras doenças. Nesse caso, se os sintomas se manifestarem por um período longo, busque a ajuda de um especialista.

Para evitar unhas fracas, inclua no cardápio alimentos ricos em cálcio (leite, peixes e vegetais de folha verde escura), vitamina B (ovos e carnes) e vitamina C (limão, morango e laranja). Além disso, fique atenta aos esmaltes e demais produtos utilizados nas unhas, pois algumas reações negativas também podem estar sendo causadas por eles.

Tendências para unhas do pé

Nada como uma boa pedicure para deixar os pés lindos. Mas quais são as tendências de esmaltes em alta para essa temporada? De acordo com Janaina, os brancos e os vermelhos nunca saem de moda. “O seu gosto pessoal também deve prevalecer”, enfatiza ela.

A designer de unhas aponta, também, que a cor do ano de 2015 é a marsala. Trata-se de um vermelho escurecido, mais próximo do vinho. Segundo ela, a cor também promete fazer sucesso nas unhas do pés.

Janaína explica, ainda, que atualmente combinar as unhas das mãos com as dos pés não é mais necessário. “Não existe obrigatoriedade. Por que não fazer um pé vermelho e uma mão francesinha? Hoje, quem manda é a sua opinião”, ressalta.

Em relação às tendências em design, a especialista aponta que a francesinha nunca sai de moda. “Flores no canto da unha e uma pedrinha de strass também são bem-vindas”, conclui.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!