Estética > Pele

Tipos de peeling: saiba a importância de escolher bem

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

A escolha feita entre os tipos de peeling disponíveis no mercado fará toa a diferença no resultado do tratamento. Saiba como fazer para não errar 

 

tipos de peeling

 

Peeling é um tipo de tratamento da medicina estética usado para clarear a pele, promovendo a renovação e regeneração natural das células. Com ele é possível reverter as marcas de expressões, manchas e a perda da elasticidade da pele.

Por se tratar de um procedimento não invasivo e que necessita de poucos cuidados durante o tratamento, este método tem chamado a atenção do público que busca se livrar das indesejadas marquinhas do tempo, mas que prefere não realizar uma cirurgia. Sabe-se inclusive que muitos médicos tem se aliado desta técnica para evitar que clientes passem por procedimentos invasivos desnecessários.

Atualmente, existem no mercado vários tipos de peelings, desde os mais superficiais até os mais abrasivos. Para determinar qual deles é o mais indicado para você, é importante que procure um profissional capacitado, pois é essencial uma avaliação da sua pele e o que se espera melhorar com o tratamento. Isso é fundamental para garantir um bom resultado e evitar complicações, como as infecções na pele.

 

Tipos de peeling

 

Como conhecimento nunca é demais, vamos apresentar abaixo os principais dos tipos de peelings disponíveis:

– Peeling Biológico: realizado com o uso de enzimas extraídas de frutas que provocam o descolamento da camada mais superficial da pele;

– Peeling Químico: realizado com o uso de substâncias químicas com função esfoliante, como o ácido salicílico, para agredir e destacar qualquer camada da pele. Ele tem por objetivo rejuvenescer e melhorar a textura da pele. Exige acompanhamento médico e atenção durante e após o tratamento;

– Peeling Físico: utilizado de ato mecânico para lixar as células das camadas superficiais e média da pele. Os mais comuns são os lasers usados em casos mais difíceis, como marcas profundas de acne, sendo que é possível ainda fazer uso do laser associado a processos químicos para melhor resultado.

Os vários tipos de peeling podem ainda ser classificados de acordo com a sua aplicação:

Muito superficial: pouco abrasivo indicado para pele seca, sem brilho, com aparência de cansada, com manchas leves ou sardas;

Superficial: indicado para peles com manchas superficiais e acne ativa;

Médio: indicado para peles com cicatrizes de acnes, rugas e linhas de expressões mais aprofundadas;

Profundo: indicado para peles muito envelhecidas ou com manchas e cicatrizes profundas.

O peelling age na pele estimulando a produção de colágeno e elastina, o que faz a aparência dela melhorar e muito. Os resultados, em sua grande maioria, são satisfatórios e o tratamento é considerado simples. Mas nem por isso deixa de requerer cautela, pois apesar de ser um procedimento não invasivo e ter menos riscos que uma cirurgia plástica, ainda assim exige prudência devido à descamação do tecido.

Portanto, é preciso ficar atento a alguns cuidados, como quais cremes hidratantes e bloqueador solar usar após o tratamento. É muito importante também conversar detalhadamente com o médico, falar abertamente qual é o seu desejo com o tratamento.

Tenha paciência e cuidado, pesquise clínicas e profissionais, certifique-se das habilidades e conhecimentos deste profissional e confiabilidade da clínica. Antes de tudo, é necessário ter consciência de que é a sua saúde e aparência que estão envolvidas, e nem sempre o que parece ser mais barato de fato é bom.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto