Em geral, lojas de roupas e utensílios específicos para bebês oferecem o aspirador nasal e dizem ser um acessório indispensável. De plástico ou silicone, ele serve para descongestionar as vias aéreas no nariz quando os pequenos ficam gripados. No entanto, é preciso ter cuidado ao utilizar o equipamento, já que o uso incorreto pode afetar a saúde do bebê.
Aspirador nasal causa alívio
Leonardo Pinto, pneumologista do Serviço de Pediatria do Hospital São Lucas da PUC-RS, explica que o instrumento pequeno produz uma pressão negativa. Assim, ele suga o muco da cavidade nasal.
O aspirador nasal é indicado principalmente para crianças pequenas que ainda não conseguem expelir o ar pelo nariz, forçando o muco para fora. Assim como em adultos, o acúmulo de substância no local pode dificultar ou impedir a respiração nasal.
Um estudo publicado no Jornal de Pediatria cita a aspiração nasal como um procedimento de higiene e desobstrução. O estudo menciona que lactentes menores de seis meses de idade podem apresentar muito desconforto com obstrução nasal causada por rinofaringite viral.
Aspirador nasal nem sempre é a melhor opção
Segundo Leonardo, a única vantagem do aspirador nasal é a retirada do muco e a promoção de alívio respiratório no bebê quando há secreção excessiva. Mas ele alerta que existem vários efeitos adversos associados ao uso excessivo ou inadequado do instrumento.
O médico especialista informa que, sim, o acessório pode ser usado em qualquer idade e que é mais indicado para lactentes entre zero e dois anos. “Mas existem outras opções para a limpeza nasal que podem ser mais eficazes e seguras”, aponta.
Sendo assim, pelas chances de uso incorreto ou desnecessário, o aspirador nasal pode ser considerado um instrumento dispensável. Leonardo menciona que a maneira mais indicada para limpar a cavidade do nariz dos pequenos é a limpeza com soro fisiológico.
A substância pode ser aplicada com uma seringa usando frascos comercializados em farmácias e lojas especializadas. A versão comercial é um spray específico para a limpeza nasal e deve ser de uso pediátrico.
Uso incorreto pode machucar o bebê
O médico é claro sobre o uso do acessório: é melhor evitar esses produtos associados a cânulas para a introdução nas narinas. “Estes aspiradores podem causar traumatismos na muscosa nasal, com sangramento secundário ao trauma”, explica.
“Aspiradores com cânulas só devem ser utilizados em ambiente hospitalar ou ambulatorial”, recomenda o especialista. Sendo assim, o melhor a fazer é levar o bebê ao médico quando as vias aéreas estiverem obstruídas.
Outro problema causado pelo aspirador nasal é quando ele não é higienizado corretamente, podendo ser fonte de contaminação para infecções respiratórias. Nesse caso, em vez de causar alívio e prevenir a evolução de doenças, o acessório pode acabar deixando a criança mais doente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!