Saúde Mental

Ajuda emocional: saiba como identificar essa necessidade

Por Redação Doutíssima 14/08/2015

Quando precisamos enfrentar situações difíceis, nem sempre conseguimos fazer isso sozinhos. O apoio de outro indivíduo, nesse momento, é essencial. No entanto, para algumas pessoas, a presença de um psicólogo ou terapeuta é importante para que a ajuda emocional seja eficaz.

Conforme o psicólogo Gabriel Feiten, a ajuda emocional pode vir de qualquer pessoa, profissional, como o psicólogo, ou mesmo um leigo, a exemplo de um amigo que quer dar “aquela força” e se mostrar presente.

ajuda emocional

A ajuda de um terapeuta pode ser importante para enfrentar situações difíceis. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, o leigo, por melhor intencionado e sincero que seja, não poderá elaborar o que ele chama de plano de ação de superação. Afinal de contas, o foco é esse, superar para seguir em frente.

Dificuldades em receber ajuda emocional

Mas quando, e como, identificamos essa necessidade de procurar ajuda? De acordo com Feiten, um dos sinais mais claros é quando o sujeito tem prejuízos significativos em sua vida. É  o que ele chama também de perda de funcionalidade.

“Quem está em sofrimento e não sabe como tocar a vida adiante quando encontra um obstáculo, pode se beneficiar muito com a terapia”, afirma Feiten.

O primeiro passo para contar com ajuda emocional é reconhecer que precisa dela. O apoio terapêutico funciona quando a pessoa abre a porta para que ela entre em sua vida. Mas nem sempre é assim. Existem pessoas que até reconhecem essa necessidade e oportunidade, mas se fecham, não conseguem expor o que lhe machucam, não falam.

Essas situações, muitas vezes, acabam por desacreditar o papel do terapeuta. Nesses casos, porém, Feiten é bem categórico. De acordo com ele, no momento em que o paciente se coloca diante do psicólogo e assume a sua vontade de ser ajudado, boa parte do sucesso dessa relação vai depender do profissional. “Isso vai depender muito da técnica aplicada”, considera.

É preciso trabalhar com o tempo e entender que, às vezes, o que acontece com o paciente é que simplesmente ele não consegue mexer na ferida. Para o psicólogo, uma palavra, uma frase ou um gesto são capazes de direcionar o início de uma relação de confiança e de um tratamento eficaz.

Ajuda emocional é suporte do autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave para saber identificar os problemas ou o que motiva certas preocupações. A terapia proporciona isso e uma vez que se busca ajuda emocional, o suporte é permanente, pois a pessoa passa a entender seu funcionamento.

“Mas não existem respostas prontas, o papel do terapeuta é impulsionar a autodescoberta. E isso varia muito de uma pessoa para outra. Nosso papel é mostrar que há possibilidades”, completa.

O psicólogo, segundo Feiten, usa seu repertório de conhecimento, une prática e formação para ajudar a reestruturar a pessoa, não para dizer qual caminho ela deve seguir.

E não é preciso esperar que um grande problema se instale em sua vida para que busque ajuda emocional. Segundo o psicólogo, um episódio isolado que gere um pouco de tristeza é normal na vida de qualquer pessoa. Mas pode se agravar se ela não souber lidar com isso e dar espaço para sentimentos ruins. Nesse caso, o que era só tristeza pode virar depressão, por exemplo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!