Muitas mulheres desejam unhas bem cuidadas e pintadas. No entanto, é preciso de muita atenção com o material para manicure, já que ele pode transmitir doenças. Além do vírus HIV e fungos, alicates, tesouras e outros utensílios podem transmitir hepatite.
Por isso, seja para deixar as unhas bonitas em casa ou no salão, cada pessoa deve ter seu próprio material para manicure. A manutenção e o bom uso dos utensílios permitem um tempo de vida maior, que compensa o investimento inicial.
O Ministério da Saúde, na cartilha “Meu Salão Livre de Hepatites”, recomenda também o uso de lixas individuais e descartáveis. Todo o material não descartável deve ser lavado e esterilizado, mesmo quando não compartilhado, para evitar a proliferação de micro-organismos.
Material para manicure: o que é preciso ter?
O material para manicure pode variar conforme a necessidade e as preferências, mas o kit básico é aquele necessário para todo mundo. O ideal é guardar tudo em uma caixa plástica bem limpa.
Você vai precisar de tesoura e/ou cortador de unhas no seu material para manicure. Essas ferramentas devem estar sempre bem afiadas e são usadas para cortar a unha no tamanho desejado.
Além disso, a lixa é indispensável. Mesmo quando as unhas são cortadas, é preciso lixar a ponta para uniformizar a superfície e remover fibras que podem engatar na roupa, nos cabelos e causar a quebra das lâminas. A lixa para polir e nivelar ajuda a deixar tudo mais uniforme.
Espátulas são recomendadas para empurrar a cutícula, um hábito que deveria fazer parte da rotina de beleza com as unhas para todos, inclusive homens e crianças. As de metal são mais higiênicas e duradouras.
O alicate é um item essencial, mesmo para quem não tira a cutícula. Ele serve para aparar pedacinhos de pele que arrebentam ao redor das unhas e podem machucar.
Com esses itens, o kit está completo para os cuidados com as unhas. Mas o material para ter em casa também envolve esmaltes, algodão, removedor, creme para as mãos e cutículas e palito para limpar os borrões.
Ainda podem entrar no material para manicure carimbos, aplicadores, pincéis e tintas para decorar as unhas. A necessidade e o gosto é que indicam o que é necessário.
Material para manicure: como fazer a manutenção?
As lixas devem ser trocadas periodicamente. Além de acumular os farelos da unha, elas perdem a aspereza conforme o uso e podem não ser mais tão eficientes.
Tesouras, cortadores e alicates precisam ser limpos de tempos em tempos e esterilizados. Para certificar-se de que estão livres de fungos e bactérias, ferva-os em água por alguns minutos em uma panela exclusiva para a limpeza dos objetos. Após, use um lenço de papel embebido em álcool 70% para finalizar a higienização.
Material de boa qualidade e bem cuidado poderá ser usado ao longo de muitos anos. Pergunte a uma manicure ou especialista quais as marcas mais indicadas e qual a melhor forma de conseguir um bom resultado em casa. Com paciência e dedicação, você vai se sair muito bem.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!