Dica do Nutricionista

Saiba como emagrecer com 15 alimentos com calorias negativas

Por Redação Doutíssima 30/09/2015

Quem participa ou já fez parte de grupos de apoio ao emagrecimento já deve conhecer o termo calorias negativas. Alimentos dessa categoria são ótimos aliados na perda de peso e devem fazer parte das refeições do dia a dia.

 

Calorias negativas

A conta é simples: alguns alimentos possuem tão poucas calorias que o organismo gasta mais energia para digeri-los do que eles mesmos fornecem. Em geral, vegetais folhosos e algumas frutas entram nessa lista.

calorias negativas

Formada por muita água, a melancia é um alimento com quantidade calórica negativa. Foto: iStock, Getty Images

Além da quantidade calórica negativa, boa parte dos alimentos que entram nessa categoria contém uma boa quantidade de água. Assim, além de gastar energia para consumi-los, o corpo fica hidratado, o que contribui para a sensação de saciedade.

Junto com as fibras, também contida nos itens de calorias negativas, esses alimentos são fundamentais para a saúde e a perda de peso. Porém, por serem em sua maioria de um mesmo grupo alimentar, não devem ser os únicos em uma refeição.

Alimentos com calorias negativas

A lista não é pequena. E cada um dos itens pode ser ingerido em boas quantidades, lembrando que uma refeição não deve conter apenas esses alimentos, e sim um grupo variado de macronutrientes. Confira:

– Aipo

– Alface (todos os tipos)

Melancia

– Couve

– Maçã

– Laranja

– Bergamota/Mexerica

– Pimenta dedo de moça ou malagueta

– Tomate

– Rúcula

– Abobrinha

– Berinjela

– Pepino

– Aspargos

– Alho

Como o gasto calórico de cada pessoa é diferente, o impacto do consumo desses alimentos varia. Além de terem calorias negativas, a pimenta e o alho ainda têm potencial termogênico, que acelera o metabolismo através da geração de calor.

Não confunda calorias vazias com negativas

Outro termo bem conhecido de quem procura uma alimentação saudável é calorias vazias. E esse não tem nada a ver com o anterior, aliás, alimentos taxados assim são péssimos para a saúde.

Calorias vazias definem alimentos que possuem teor calórico médio ou alto e pouco ou nenhum nutriente. Eles não contêm em sua composição nenhum tipo de vitamina, mineral ou fibras.

Ana Paula Laurindo, nutricionista, conta que alimentos processados e ultra processados entram nessa lista. Embutidos como salame, mortadela e salsicha, hambúrgueres congelados, nuggets, fast food, produtos de panificação, refrigerantes, macarrão instantâneo, balas e salgadinhos são repletos de calorias vazias.

Enquanto os alimentos da primeira lista podem ser consumidos sem moderação, os com calorias vazias devem ficar fora da alimentação. Além de não oferecer nutrientes, eles possuem grande quantidade de sódio, gordura trans, corantes e conservantes, que a longo prazo causam danos no metabolismo, afirma a nutricionista.

Ana Paula ainda lembra que uma alimentação desequilibrada prejudica a manutenção ou a perda de peso, favorece o aparecimento de reações alérgicas e hipersensibilidades alimentares. Além disso, não seguir uma dieta rica em fibras, minerais e vitaminas aumenta as chances de desenvolver câncer e problemas cardiovasculares.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!