Dica do Nutricionista

5 fatos sobre a importância de beber água para o organismo

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

Parece ser de senso comum que beber água é vital para o ser-humano. Afinal de contas, nossa composição pode ser de até 80% do líquido. Também é bem sabido que uma quantidade ideal que devemos consumir de água ao longo do dia é de cerca de dois litros – ou oito copos, pois os órgãos vitais em muito dependem dela.

Beber água é importante para a saúde

Não devemos esperar a sede para beber água, uma vez que ela representa que o corpo já está com déficit em relação ao nível de água desejado. Os indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

beber-água

A água pode ajudar você a emagrecer e a eliminar muitas toxinas do organismo. Foto: Shutterstock

Apesar de todos os seus benefícios, muitos de nós não faz ideia de que a importância do líquido é maior do que imaginamos. Veja a seguir 5 das principais funções desempenhadas pela água no seu organismo e entenda de uma vez por todas o porquê devemos ser vigilantes com nós mesmos e insistir ao máximo em beber água durante o dia.

5 benefícios ao organismo em beber água

1. Regula a temperatura corporal

Tanto por questões climáticas quanto por prática de exercícios físicos, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.

2. Desintoxica o nosso corpo

A água é importante pois auxilia a prevenção da infecção urinária uma vez que o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário.

Além disso, em parceria com a ação das fibras alimentares, beber água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.

3. Distribui nutrientes pelo corpo

Beber água é importante para o transporte dos nutrientes que nosso corpo precisa. A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. O líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.

4. Beber água emagrece

Além da redução da retenção de líquidos do corpo, uma vez que coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que é isenta de calorias.

5. Deixa a sua pele mais bonita

Isso acontece pois a água é capaz de promover a revitalização das células e mucosas. Na pele, beber água resulta em uma hidratação de dentro para fora, o que significa que ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.

Por isso, fique atento ao seu consumo diário de água, mantendo, se possível uma garrafa de água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!