Dica do Nutricionista

Snacks: veja quais opções saudáveis para comer no trabalho

Por Redação Doutíssima 02/10/2015

Aquela fome que bate no meio da tarde, durante o trabalho, precisa ser combatida para não fazer você devorar um montão de comida no jantar. Quando bem pensados, os snacks, lanchinhos para os intervalos entre as refeições, ajudam a manter o peso e a vontade de comer controlados.

 

Os snacks devem ser lanches que tragam saciedade sem pesar, para não causar desconforto durante o período de trabalho ou atividades, diz a nutricionista Ana Paula Laurindo. Para ela, a combinação de cereais e frutas é sempre uma ótima escolha.

snacks

Os lanches para o horário de trabalho precisam ser leves e com muitos nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

 

Como planejar os snacks

A nutricionista diz que não é ideal passar a tarde toda, às vezes das 13h às 19h, sem se alimentar. Mas ela frisa que os snacks precisam ser leves para não atrapalhar o desempenho com a sensação de sono ou de peso no estômago.

Levar uma fruta quando sair de casa é uma ótima ideia. Esse alimento traz consigo poucas calorias e uma série de nutrientes. Ela ainda deve ser acompanhada por cookies ou palitos integrais, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) e iogurtes naturais, recomenda a especialista.

Ana Paula ainda sugere uma rotatividade das fontes de vitaminas, minerais e fibras que saciam a fome no meio do expediente. Veja a sugestão de cardápio para todos os dias, incluindo o final de semana:

– Uma maçã mais seis biscoitos/palitos integrais

– Uma pera mais um pote de iogurte natural

– Uma laranja com bagaço mais uma porção de 30 gramas de amêndoas naturais sem sal

– Uma fatia de abacaxi mais duas fatias de mamão picados com duas colheres de sopa de granola

– Um sanduíche com duas fatias de pão integral com de atum, ricota e saladas

– Um copo de vitamina feita com leite desnatado ou vegetal (arroz, amêndoas) batido com uma fruta

– Uma barrinha de cereal integral mais uma banana

Todas essas opções de snacks aliviam a fome enquanto você trabalha. Mas quem faz atividades ou vai à academia depois do expediente no escritório pode precisar de mais energia e nutrientes específicos. Nesse caso, é fundamental a orientação de um nutricionista que avalie as suas necessidades individuais.

Alternativas para os lanches

Se no seu local de trabalho não há uma geladeira, algumas das sugestões de snacks podem ficar inviáveis. Isso também complica a situação no verão, quando deixar as frutas em temperatura ambiente não é aconselhado.

Nesse caso, Ana Paula recomenda apostar nos não perecíveis pela durabilidade. Frutas secas, como damasco, ameixa, figo turco e tâmara são as alternativas. Escolha sempre as versões sem adição de açúcar.

Já no caso do sanduíche, ela recomenda recorrer a uma cafeteria, lanchonete ou padaria próxima do escritório e pedir que façam uma versão em que você escolhe os ingredientes. Preparado na hora é garantia de frescor no sabor e nos nutrientes.

 

Por último, a nutricionista ainda diz que ter bom senso é a melhor maneira de medir as quantidades dos alimentos envolvidos nos lanchinhos e em qualquer refeição. O excesso de energia (calorias) é estocado no corpo em forma de gordura, aumentando o peso e apresentando riscos para a saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!