Dica do Nutricionista

A energia adicional da maltodextrina gera riscos à saúde? Descubra!

Por Redação Doutíssima 22/08/2014

A maltodextrina é um suplemento alimentar à base de carboidrato, proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Como contém polímeros de dextrose, sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta.

Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que se forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue.

maltodextrina

Maltodextrina é utilizada para repor energia gasta durante a atividade física. Foto: Shutterstock

A maltodextrinaé muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação. Segundo especialistas, ela não causa efeitos colaterais e, caso a pessoa não tenha problemas de diabetes, pode tomar tranquilamente – não que os diabéticos não possam tomar, porém devem ter orientação médica.

Riscos da maltodextrina à saúde

Toda suplementação deve ser tomada quando realmente existe a necessidade e sempre com o acompanhamento de um especialista. Muitas pessoas acreditam que a maltodextrina pode causar problemas renais. O que acontece é que existem indivíduos que possuem histórico da doença na família e, com o consumo inadequado do suplemento, podem manifestar problemas nos rins.

Outras pessoas acreditam que o seu uso pode gerar ganho de peso e, realmente, não é mito. Se a maltodextrina for usada indevidamente, a pessoa pode engordar – e muito.

Suplementos, principalmente aqueles feitos à base de carboidratos, proteína e gordura, têm significativo valor calórico e, se consumidos em excesso, podem resultar em ganho de gordura, assim como acontece se você comer frutas, pães ou qualquer outro alimento em quantidade excessiva.

Sendo assim, por ser um suplemento saboroso, muitas pessoas acabam tomando em excesso. A dosagem correta está impressa na embalagem do produto. Especialistas recomendam, em média, de quatro a cinco colheres de sopa, que resulta em cerca de 450 calorias.

Existe uma quantidade adequada de macronutrientes, ou seja, carboidratos, proteínas e lipídeos, que uma pessoa pode ingerir. Os suplementos são compostos destes nutrientes e, por isso, devem ser tomados com cautela e sempre deve ser receitado por um nutricionista. Uma dica importante é manter uma boa alimentação aliada ao seu consumo.

Como deve ser ingerida a maltodextrina

Para não prejudicar a sua saúde, é recomendável que se tome a maltodextrina corretamente. Ela pode ser consumida antes e pós-treino, porém, se você tem uma boa alimentação antes das atividades físicas, pode dispensar o uso dela no pré-treino.

Para consumir, basta dissolver uma colher de sopa em 100ml de água para treinos com até uma hora. Caso os exercícios excedam uma hora de duração, recomenda-se três colheres de sopa em 300ml de água.

A maltodextrina irá repor toda a energia gasta durante a atividade física, melhorar o desempenho e também retardar o cansaço, pois ela irá fazer a liberação gradual de glicose para o sangue.

O suplemento é facilmente absorvido pelo corpo, mas é metabolizado de maneira lenta e constante, para que seu consumo lhe proporcione uma energia extra para a prática de esportes e exercícios físicos. Ele é facilmente encontrado em loja de suplementos naturais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!