Receitas

Inove na cozinha: aprenda a fazer chips de legumes que são muito mais saudáveis que os salgadinhos normais

Por Redação Doutíssima 22/04/2014

Quando se fala em chips, a gente logo hesita em aceitar o primeiro. Afinal, como costumamos ouvir, os salgadinhos têm muitas calorias e não contribuem para manter a boa forma. Mas e se estes salgadinhos fossem substituídos por alimentos saudáveis como legumes e ainda conseguissem ter a mesma consistência crocante das batatinhas tradicionais?

Aprenda a fazer chips de legumes que são muito mais saudáveis que os salgadinhos normais !

Isso mesmo! Os chips de legumes são bem mais leves do que os tradicionais e ainda por cima conseguem ser saborosos. Portanto, se você quer comer sem se sentir culpada depois, anote estas dicas para preparar chips com legumes deliciosos e esqueça essa história de comer com peso na consciência.

 

chips de legumes

 

Como preparar chips de legumes

1 – Para começar escolha os legumes de sua preferência. Os mais utilizados são os de consistência firme como a beterraba, abobrinha, cará, mandioca e chuchu.
Um dos segredos para que os chips fiquem bem crocantes é cortar os legumes em fatias bem finas. Desta forma, é possível evitar que eles fiquem com excesso de óleo ou murchos.

2 – Assim como na preparação da batata frita tradicional, depois de descascar e cortar os legumes, é importante deixá-los de molho em água fria para que eles não escureçam.
Os chips de legumes podem ser fritos, assados no aquecidos no forno ou no microondas. Cabe à você escolher o modo de preparo.

3 – Caso você opte por prepará-los no forno, coloque os legumes em uma forma forrada com papel alumínio com um pouco de azeite e coloque sal à gosto e leve-os ao forno por aproximadamente 10 minutos. Se quiser fritá-los, basta colocar bastante oléo em uma panela funda. Para saber se a temperatura só óleo esta boa, basta colocar uma pedaço do legume na gordura quente. Se ele subir, é sinal de que você já pode fritar os chips.
Se o modo de preparo escolhido for o microondas, é so colocar os legumes em um prato e deixá-los dourar por cerca de 10 minutos. Lembre-se de virá-los na metade do tempo total. Ou seja, depois de 5 minutos.

chips de legumes

Sugestões de molhos para chips de legumes

Para que os chips de legumes fiquem ainda mais gostosos, existem algumas opções de molhos para dar aquele sabor especial à sua receita. Confira:

Molho de maçã com mostarda – Se o seu chips de legume for de beterraba, corte uma maçã em pequenos cubos e acrescente uma colher de chá de mostarda. Caso você prefira um sabor menos ácido, pode acrescentar um pouco de mel ou de açúcar.

Molho de iogurte com requeijão – Este tipo de molho combina com o chips de batata. Para prepará-lo basta misturar o requeijão com um pote de iogurte natural de sua preferência. Para dar um toque especial, é possível acrescentar manjericão, tomilho ou até basilicão.

Dicas

– Fazer chips de legumes é uma boa opção para incentivar crianças a comer legumes. Por exemplo, o chips de beterraba tem uma cor tão atrativa que pode fazer com que elas sintam vontade de experimentar.

– Alguns chips de legumes também podem ser empanados, a exemplo da beterraba. Para isso, passe os legumes na farinha antes de fritar.

– Para aprender mais dicas sobre chips de legumes, assita ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BBMzk7Q1808

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Batata doce: fonte de energia para a prática esportiva

Como fazer as crianças comerem legumes? Confira essas 8 receitas que vão fazer seus filhos amarem verduras e legumes

Espetinho saudável com carnes magras, legumes e frutas

Receitas de canapés: Veja essa deliciosa receita de como fazer canapé de tomate seco e tofu

Receita de pastel de forno recheado de ricota light para um jantar leve

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

4 passos para ser saudável desde já

7 dicas para o seu bebê crescer saudável

8 dicas para comer saudável mesmo no quilo

Confira dicas de dieta para gastroenterite

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Como emagrecer em 3 dias

Vença a obesidade para emagrecer em 2014

Conheça a dieta do arroz: 4 quilos em 10 dias

Receita de arroz de carreteiro com carne de sol light

Seu corpo agradece! Aprenda 5 deliciosas receitas com arroz integral

Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?

Benefícios do Freekeh

Use a farinha de coco para emagrecer

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite

Ainda não leu?

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer