Qualidade de vida

Confira 5 dicas para afastar pessoas negativas de sua vida

Por Redação Doutíssima 12/10/2015

Você está otimista em relação à vida, mesmo em situações de crise? Pois então tenha cuidado, já que pessoas negativas são capazes de influenciar essa condição atual. Se você sente que de alguma forma alguém do seu convívio tem uma postura que lhe deixa para baixo, está na hora de mudar o jogo e inibir essa negatividade.

 

Por que existem pessoas negativas?

A capacidade das pessoas de adotarem posturas positivas ou negativas pode estar diretamente conectada ao cérebro, segundo uma nova pesquisa liderada por um psicólogo da Universidade de Michigan, Estados Unidos.

pessoas-negativas-Fortissima-iStock-Getty-Images

Para não prejudicar o seu bem-estar, procure manter distância de pessoas negativas. Foto: iStock, Getty Images

O estudo foi publicado no Journal of Abnormal Psychology, e se destaca por ser o primeiro a fornecer evidências biológicas para validar a ideia de que há, de fato, pessoas positivas e negativas no mundo. De forma pioneira, foi encontrado um marcador no cérebro que realmente distingue os pensadores negativos dos positivos.

 

Foram escolhidas 71 pessoas do sexo feminino para participar do levantamento. Previamente, os pesquisadores já haviam feito uma triagem quais eram mais pessimistas e quais eram mais otimistas.

 

Durante a análise foram mostradas imagens gráficas e os investigadores solicitaram que as mulheres dessem interpretações positivas a elas, enquanto a atividade cerebral era registrada. Foi na variação dessa atividade que o marcador foi descoberto.

 

Quando a negatividade afeta sua vida

Quase todos têm um familiar ou amigo que sempre está tendo uma postura muito crítica ou pessimista sobre aspectos importantes da sua vida – seja para colocar defeitos em um projeto, seja para criticar a aparência ou as atitudes do dia a dia.

Muitas vezes isso pode prejudicar o seu bem-estar, e o segredo é se afastar desse tipo de atitude. Veja algumas dicas:

 

1. Reconheça seu valor

Você precisa se sentir digno de alcançar seus objetivos e mudar para a pessoa que quer ser. Deixar de lado qualquer negatividade em sua vida vai ajudá-lo a chegar lá mais rápido.

 

2. Identifique pessoas negativas

Pessoas que transmitem negatividade fazem você se sentir pior quando começa a falar com elas. Elas levam seu nível de energia para baixo e fazem você se sentir chateado. Pessoas assim acabam com seus anseios e não permitem que os outros evoluam.

 

3. Deixe-as ir

Use qualquer método que seja apropriado, como evitar o contato. As explicações são desnecessárias nesses momentos porque elas estão em um estado de espírito que provavelmente não estará aberta a ouvi-lo.

Apenas não seja radical, já que muitas vezes as pessoas estão dispostas a mudar e ter uma postura mais positiva – aí vale retomar o relacionamento.

 

4. Não sinta culpa

Mais uma vez, você vale a pena. Deve ser seu próprio melhor amigo. Se não cuidar de sua vida e bem-estar, ninguém vai fazê-lo.  

Você não está abandonando os demais, mesmo que possa ter essa impressão. Seja qual for a razão, as pessoas crescem e mudam e é normal que as relações evoluam ou dissolvam.

 

5. Cerque-se de pessoas positivas

Essas são as pessoas que apoiam suas ambições, incentivam suas ideias, independentemente do quão assustadoras ou arriscadas elas sejam. Cerque-se delas que os efeitos desse relacionamento serão positivos.

Ao invés de deixá-lo para baixo, é provavelmente que elas forneçam aquele impulso que falta para seu bem-estar e para conquistar tudo o que você mais deseja.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!