Qualidade de vida

Deixe a preguiça de lado e veja motivos para arrumar a cama

Por Redação Fortíssima 21/01/2016

Acordar e sair do aconchego logo pela manhã é um desafio para muitas pessoas. Mais difícil ainda é deixar a preguiça de lado e arrumar a cama. Se você não tem algum tipo de compulsão por limpeza e organização, a tarefa pode até parecer pouco importante.

Mas você sabia que manter os lençóis e cobertas em ordem pode oferecer benefícios para o seu dia a dia? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você. Quem sabe esse não é o momento certo para mudar de atitude.

arrumar a cama-shutterstock-doutíssima

Arrumar a cama pode ser o impulso que você precisa para realizar as tarefas do dia. Foto: Shutterstock

Benefícios de arrumar a cama

Tudo bem, manter todo o quarto organizado pode até parecer difícil – e mesmo cansativo – quando você só quer uns minutos a mais para dormir e relaxar. Ainda assim, vale considerar as vantagens que o simples ato de arrumar a cama, por exemplo, podem trazer. 

  • Mude o seu mundo pela cama

Durante discurso inaugural na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, William McCraven, almirante da marinha americana, surpreendeu a todos quando disse que é preciso começar o dia arrumando a cama para poder mudar o mundo.

Segundo ele, a atitude é capaz de dar uma pequena sensação de orgulho e vai encorajar você a fazer outra tarefa – e mais outra e mais outra. No fim do dia, o que fica é sensação de recompensa por ter colocado tudo em ordem.

  • Não atrapalhe a sua produtividade

Isto não vale somente para o quarto, mas para a casa toda. Quando você deixa algo desorganizado, como os lençóis amassados e o pijama jogado em um canto, é provável que o seu dia comece e termine bagunçado também.

Além disso, de acordo com o Feng Shui, criar o hábito de arrumar a cama todos os dias ajuda a organizar a mente, tornando os pensamentos mais claros e objetivos.

  • Diga não à sujeira

A poeira e os ácaros são verdadeiros inimigos dos alérgicos. Para evitar o desconforto de espirros, coceiras e tosse, cubra o lençol com uma colcha ou edredom, capaz de diminuir a proliferação dos aracnídeos.

Se você tem bichos de estimação, como gato ou cachorro, deixar a cama organizada e protegida impede que os pelos dos animais se espalhem pelo colchão. 

  • Durma melhor

De acordo com uma pesquisa da National Sleep Foundation, fundação norte-americana que estuda o sono, pessoas que organizam a cama diariamente têm uma probabilidade 19% maior de passarem por uma boa noite de sono quando comparadas àquelas que não arrumam.

Dicas simples para arrumar a cama

Arrumar a cama pode até parecer tarefa simples, mas talvez nem tanto para quem não conhece seus truques. Se o seu lençol não tem a parte que depois de dobrada fica por cima das cobertas, uma alternativa é colocá-lo do lado avesso. 

Já as mantas não precisam ser empilhadas em infinitas camadas, especialmente nos dias de pouco frio. Uma dica para dar mais charme ao ambiente é esticá-las ao pé da cama. Também vale mudar o hábito de deixar as roupas de cama longe do ferro. 

Além da sensação de que tudo está organizado, os tecidos passados ficam macios e aconchegantes. Afinal, nem tudo se resume à aparência. Ter um bom colchão e contar com lençóis e fronhas extras também são atitudes que ajudam a garantir um sono melhor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!