Gestante

Descubra as vantagens do método canguru e como tirar proveito

Por Redação Doutíssima 21/10/2015

Para bebês nascidos prematuramente o método canguru durante algumas horas por dia é capaz de melhorar o desenvolvimento. Uma recente pesquisa sugere que os benefícios desse contato pele a pele podem ser ainda mais duradouros do que se pensava até então. Por isso, vale a pena conhecer essa técnica e aprender a colocá-la em prática.

 

Como desvendar o método canguru 

Esse método nada mais é do que manter o bebê junto ao corpo de um dos pais ou outro cuidador de uma forma especial. Deve-se colocar o bebê na posição vertical contra o peito nu de um adulto, dentro da roupa – daí a razão do nome da técnica. Para isso, o pequeno deve vestir apenas uma fralda e um pedaço de pano para cobrir suas costas.

metodo-canguru-antigos-doutissima-shutterstock

Método canguru nada mais é do que manter o bebê sem roupinha junto ao corpo dos pais. Foto: Shutterstock

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 20 milhões de bebês nascem com baixo peso a cada ano devido a nascimento prematuro ou crescimento pré-natal deficiente, principalmente em países menos desenvolvidos. Isso contribui para a elevada taxa de mortalidade neonatal.

 

O método surgiu como uma resposta à elevada taxa de mortalidade em recém-nascidos prematuros vista em Bogotá, na Colômbia, no final de 1970. Lá, a taxa de mortalidade para recém-nascidos prematuros era de 70%. Os bebês estavam morrendo de infecções, problemas respiratórios ou simplesmente devido à falta de atenção.

 

A partir daí pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia descobriram que bebês que ficavam em contato com o corpo de suas mães não apenas sobreviviam, mas também tinham avanços em seu desenvolvimento. Atualmente, o método é conhecido em todas as unidades neonatais no mundo.

 

Dependendo da condição do bebê, é possível começar a técnica logo após o parto. Mesmo bebês muito pequenos com grandes problemas de saúde podem se beneficiar de sessões curtas.

 

Depois que o pequeno estiver estabilizado, as sessões devem ser de pelo menos uma hora. Para verificar a eficácia e a possibilidade do método canguru para seu caso, é importante seguir à risca os conselhos do médico.

 

Método pode ter benefícios duradouros 

Muitos estudos já foram publicados sobre o assunto e nenhum deles encontrou qualquer efeito nocivo no método canguru. Não é por outra razão que diversos organismos internacionais, como a OMS e a UNICEF, e institutos de saúde ao redor do mundo o recomendam.

 

De acordo com um estudo publicado na Neonatal Network, em 1998, bebês com desconforto respiratório submetidos a posição do método canguru obtiveram alívio em 48 horas sem o uso de respiradores. Além disso, os pesquisadores concluíram que as taxas de frequência cardíaca dessas crianças eram mais regulares que a das demais.

 

Uma outra pesquisa publicada nos anais da Associação Espanhola de Pediatria revela ainda que crianças que ficam em contato com a pele das mães por mais de 50 minutos possuem oito vezes mais probabilidades de amamentação espontânea. Os estudiosos indicam ainda que esse contato aumenta a descida do leite.

 

No entanto, a novidade é um estudo publicado na revista Biological Psychiatry que acompanhou crianças submetidas ao método até os 10 anos de idade. Para realizá-la, os pesquisadores pediram a 73 mães que dessem a seus bebês o contato pele a pele durante uma hora diária por duas semanas – comparando-os com 73 recém-nascidos prematuros que passaram só algum tempo em uma incubadora.

 

De acordo com os resultados, aos 10 anos de idade as crianças que receberam o contato materno apresentavam melhores sono, resposta hormonal ao estresse e um funcionamento mais maduro do sistema nervoso, exibindo ainda maiores habilidades de pensamento. Em outras palavras, os benefícios desse método são bem mais duradouros do que se pensava anteriormente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!