Bem-Estar > Dia a Dia

Sobrou comida? Saiba quando é seguro requentar

Por Redação Fortíssima 06/02/2016

Se você é adepto de evitar o desperdício e está sempre em busca de economia, o ato de requentar comida parece ser o melhor dos mundos. Mas se reaproveitar os alimentos oferece vantagens, também exige cuidados – principalmente para não comprometer a sua saúde.

De acordo com a Food Standards Agency, reaquecer alimentos, especialmente no micro-ondas, exige certificação de que o vapor esteja quente durante todo o tempo. Também é preciso atenção para que o processo não aconteça mais do que uma vez. 

Ao não ficar atento a detalhes como esse, pode ocorrer um aumento do estresse oxidativo, perda de nutrientes importantes e formação de toxinas prejudiciais no organismo de quem ingere a comida.

Para a editora do site Panela&Tênis, Giovanna Vilela, o micro-ondas exige cuidado também com o tipo de recipiente utilizado. Os plásticos, por exemplo, devem ser evitados. “Este tipo de material contém substâncias tóxicas, que podem ser liberadas quando submetido a altas temperaturas”, completa a especialista em cozinha saudável.

A preocupação de Giovanna é atestada por estudos da Environmental Working Group, que comprovou que o uso de vasilhas desse tipo é altamente prejudicial à saúde, pois substâncias cancerígenas podem se desprender do plástico e se juntar à comida.

Requentar a comida é uma opção para esse casal para evitar desperdício de alimentos.

Requentar a comida evita desperdício de alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Evite quatro alimentos ao requentar

Mesmo com os cuidados citados, nem todos os alimentos são ideais para requentar. Confira uma lista com quatro deles e conheça os riscos:

  • Batatas: podem favorecer o crescimento do botulismo – doença que é desenvolvida a partir da intoxicação alimentar
  • Ovos cozidos: quando perdem sua frescura, mudam seu cheiro, sua aparência e sua textura. Submetidos à altas temperaturas, também podem liberar compostos tóxicos ao organismo
  • Frango: ao esfriá-lo na geladeira e depois requentá-lo, sua composição de proteínas muda, o que pode causar problemas digestivos
  • Espinafre: submetendo este vegetal ao processo de reaquecimento, seu teor de nitratos se transforma em nitritos e isso pode ser prejudicial à saúde.

Requentar alimentos e guardar na geladeira

Marmita para o trabalho

Outra forma de se economizar dinheiro e evitar o desperdício é reunir as sobras de refeições em uma marmita para servir de almoço no trabalho. Nesses casos, além dos cuidados com para reaquecer os alimentos, deve se prestar atenção também na maneira correta de transportá-los, especialmente no verão, que aumenta os riscos de intoxicação alimentar.

Para a farmacêutica Nathalia Lima, você deve estar atento e se certificar de que a marmita seja transportada em embalagens térmicas e que seja utilizado algum elemento refrigerante para garantir a temperatura ideal. 

“Inclusive, já existe no mercado soluções específicas para esse tipo de transporte”, completa. Um elemento refrigerante totalmente congelado consegue manter a temperatura da bolsa térmica e da marmita por até três horas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!