Gestante

Cabelos na gravidez: tratamentos que você pode ou não fazer com seus cabelos durante a gestação

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

A gravidez e seus mitos. Eles são inúmeros e alguns deles envolvem os cabelos na gravidez. O que uma grávida pode ou não fazer quando vai ao salão de cabeleireiros? Existem mesmo tratamentos que são proibidos para as mulheres durante a gestação? Para esclarecer esse assunto, fomos em busca de mais informações sobre os cabelos na gravidez! Confira.

cabelos na gravidez

 

Quais tratamentos podem ou não ser feitos nos cabelos na gravidez?

 

Pintar os cabelos. Pode ou não pode? Esse é certamente o mais antigo e maior mito relacionado à tratamentos cosméticos durante a gravidez. É possível sim pintar os cabelos na gravidez, seja com tintas que contenham ou não amônia, substância que é altamente química para o bebê. Por isso, o único cuidado que os médicos recomendam é que esse tipo de tratamento seja feito apenas após o primeiro trimestre da gestação. Mesmo assim, não abuse desses tratamentos após o primeiro trimestre. Dê seu jeito para disfarçar a raiz ou os fios brancos, afinal, a saúde do bebê é mais importante.

 

Alisamentos como a escova progressiva. Pode? Assim como as tinturaa de cabelo, os produtos usados no método de alisamento progressivo contêm substâncias químicas nocivas ao bebê. Além disso, a grande diversidade desses tratamentos dificulta saber qual é a fórmula exata usada pelo seu cabeleireiro, porém, sabe-se que a maioria desses produtos contêm formol. Por isso, esse é outro tratamento que deve ser feito sobre os cabelos na gravidez após passados os primeiros três meses de gestação, para não interferir no desenvolvimento do feto. De qualquer maneira, os médicos recomendam que esse procedimento não seja feito com frequência. Uma escova progressiva te ajuda a sentir mais bonita, mas duas ou três podem fazer mal ao bebê.

 

cabelos na gravidezHidratação, escova de queratina e outras técnicas de hidratação profunda. Pode ou não? Esses procedimentos de hidratação são totalmente liberados pois os produtos são mais seguros. Eles têm uma base de queratinas e proteínas não tóxicas que hidratam os fios naturalmente, sem químicas. A única questão é uma possível reação alérgica, caso a mulher faça esses tratamentos pela primeira vez nos cabelos na gravidez. Se isso acontecer, interrompa o uso imediatamente e busque auxílio médico. Mas a melhor opção para ter uma gravidez segura é não fazer experiências durante esse período. Prefira os tratamentos aos quais já estiver acostumada.

 

Uso de xampus anticaspa ou contra piolhos. Normalmente, os tratamentos feitos contra caspas ou piolhos são usados xampus que são registrados como medicamentos, e não como cosméticos. A maioria dos xampus anticaspas contêm cetoconazol na fórmula e não devem ser usados por gestantes. Se você precisar usar algum desses tipos de xampu nos cabelos na gravidez, converse com seu médico antes de comprar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba como clarear o cabelo naturalmente com camomila ou canela

Saiba como dar mais brilho ao cabelo com 6 dicas rápidas

Solução para cabelos fracos passa por hidratação. Saiba mais!

Veja dicas fáceis para ter os cabelos da Gisele Bündchen

Saiba se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização

Óleo de argan para cabelos: hidratação completa dos fios

Como evitar cabelos brancos: confira dicas que vão mudar seu visual