Beleza > Estética

Descubra as propriedades da argila rosa para a sua pele

Por Redação Fortíssima 24/01/2016

As argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois micrômetros em uma rocha. Mas, apesar de pequenas, contam com propriedades que fazem bem para a pele, como é o caso da argila rosaCom ação calmante, ela se forma a partir da decomposição da rocha quando exposta ao vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos.

Ação da argila rosa na pele

Resultado da união da argila vermelha com a branca, a argila rosa é vendida em forma de pó, mas precisa ser misturada com água para poder ser utilizada. Até duas vezes por semana você pode se valer deste poderoso mineral para acalmar e hidratar a sua pele.

Outra vantagem é o brilho especial que deixa na pele, além de auxiliar no controle da oleosidade do corpo. Segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, o mineral rosa é recomendado para peles que estão levemente sensibilizadas.

Exemplos deste quadro são comuns no verão, quando as pessoas ficam expostas aos raios solares por longos períodos, em idas às praias, rios, parques aquáticos e piscinas. O melhor é que ela também pode ser utilizada para deixar os seus fios mais bonitos. 

“Além das propriedades hidratantes, a argila melhora a microcirculação, o que pode contribuir para deixar os cabelos discretamente mais fortes”, destaca a dermatologista. O mineral também retira a oleosidade dos cabelos e as impurezas do couro cabeludo, pois age como um antisséptico, inclusive no corpo.

Outro indicação de uso é para a esfoliação da pele, que fica mais macia e livre de resíduos que podem dificultar a renovação celular e proporcionar a formação de cravos e espinhas.

A dermatologista lembra que quem tiver interesse em experimentar o produto deve se certificar de que não está com nenhum tipo de ferida ou machucado no couro cabeludo, na testa ou atrás do pescoço, regiões em que ele acaba encostando facilmente. A mesma atenção vale para o resto do corpo. 

Lilia acrescenta ainda que o mineral pode causar vermelhidão na região que receber o pó. O motivo para este sintoma é a quantidade de ferro que ela apresenta em sua constituição – além de potássio e cálcio.

argila-rosa-doutissima-iStock-getty-images

A argila rosa deixa a sua pele mais macia e livre de resíduos. Foto: iStock, Getty Images

Como passar a argila rosa

A argila rosa é encontrada em supermercados e farmácias, principalmente nas de manipulação. Para experimentar, comece tomando um banho para preparar o corpo e o couro cabeludo para receber o produto.

Em um recipiente, coloque de duas a três colheres de sopa do pó e vá misturando água até chegar ao ponto de uma pasta. Com os dedos, espalhe o creme no local escolhido. Agora espere a argila secar.

Na hora da aplicação vale um aviso: tome cuidado, porque ela mancha tecidos. Então escolha um lugar agradável e prefira utilizar roupas velhas durante a meio hora em que todo o processo acontece. Ainda que a vermelhidão possa existir no momento em que você remove a máscara, logo ela some. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!