Exercícios

Patinar: atividade física ajuda a queimar até 800 calorias

Por Redação Doutíssima 16/12/2015

Patinar: eis uma atividade física que pode ser muito divertida. Os patins de quatro rodas, característicos dos anos 80, voltam a ser destaque. Além de fashion, o acessório pode ajudar a queimar calorias, definir o corpo e melhorar o equilíbrio. Tudo isso com direito a muitas risadas. Famosas como Giovanna Ewbank e Sheron Menezzes já aderiram.

Agora o patins não é somente elemento para a prática esportiva: também é item fashion. No desfile de verão 2015 da Moschino, a peça vintage foi um elemento chave. Mas não é de hoje que as rodinhas têm espaço garantido no cenário da moda. Na década de 80, elas já apareciam em editoriais e no visual das pin-ups.

patinar-instagram-reproducao-doutissima

Atividade praticada por Giovanna Ewbank exige postura e equilíbrio. Foto: Instagram, Reprodução

Dicas para patinar e entrar em forma

Há vários aspectos nos quais a patinação pode ajudar a melhorar o seu físico. A atividade exige postura, coordenação motora e equilíbrio. Além disso, se você se dedicar e praticar por uma hora, poderá queimar até 800 calorias. E não há desculpa: no patins de quatro rodas, é bem mais fácil se equilibrar do que no de duas.

Na patinação, todos os grupos musculares são utilizados: glúteos, panturrilhas, coxas, abdômen e braços. As pernas também podem ganhar contornos mais aprimorados com o exercício, pois os músculos estão sempre em ação para garantir o equilíbrio e o deslize contínuos em cima dos patins.

Quando você já se sentir segura, também pode fazer algumas variações de exercícios, para potencializar os resultados da prática. Experimente fazer um agachamento, dobrando os dois joelhos, abrir, fechar e esticar as pernas ou até aumentar gradativamente a velocidade.

Outro aspecto positivo de patinar é que você pode fazer isso em ambientes diversos: na frente de casa, na orla da praia ou em qualquer ambiente interno ou externo com chão liso. O mais divertido é chamar uma amiga para usufruir da atividade junto com você. Além de se exercitar, você aproveita para colocar o papo em dia.

Apesar de ser uma atividade descontraída, patinar exige cuidados. Lembre-se sempre de usar os equipamentos de segurança necessários: capacete, joelheiras e protetores de pulso ajudam a garantir mais conforto para quem está começando, além, é claro, de prevenir lesões. Prefira praticar o exercício em horários ou locais de trânsito menos intenso.

Famosas que adoram patinar

Por se tratar de um elemento decorativo e destinado também ao exercício, é claro que o patins já caiu no gosto das celebridades. Ainda mais depois que marcas como Melissa e Farm decidiram lançar modelos superfofos. A atriz Giovanna Ewbank já deu pinta com os seus.

Gio começou a patinar com 12 anos, mas só agora está voltando a praticar regularmente o esporte, alinhado com outras modalidades, como corrida e lutas. A atriz Sheron Menezzes também aderiu ao patins, mas não deixou de praticar ballet fitness, stand up paddle e slackline.

Por isso, se o seu objetivo é conquistar um corpo digno de celebridade, inclua o patins na sua rotina. Mas, para não enjoar, alie a prática com outros exercícios divertidos. O mais importante é manter o corpo em constante movimento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!