Esporte

Patins volta à moda e é opção de esporte para o verão

Por Redação Doutíssima 30/11/2014

Os anos 80 estão de volta neste verão. Pelo menos nos pés de muitos jovens que resgataram os tradicionais patins de rodas paralelas para deixar o corpo em forma. Com cada vez mais adeptos, a patinação tem se tornado a nova aposta de quem busca uma ferramenta para exercitar o corpo e aliviar o estresse do dia a dia.

 

Deixando o corpo mais flexionado e trabalhando a musculatura de forma abrangente, os exercícios realizados com patins propiciam maior equilíbrio e força para o indivíduo, exigindo menos esforço e desgaste dos joelhos. Uma opção divertida para deixar o corpo em forma.

patins

Além de divertir, patinar é opção para cuidar da saúde. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, para praticar a patinação com segurança é importante seguir algumas regras para não se machucar e tirar o máximo de proveito deste esporte. A principal regra para quem vai começar a patinar é fazer uso de todos os equipamentos de segurança, como joelheira, munhequeira e cotoveleira.

 

Outro cuidado a ser tomado pelos praticantes é na hora de escolher o patins a ser adotado. O modelo tradicional, por exemplo, dá mais estabilidade para quem está começando e não prejudica os joelhos, ao contrário do modelo in-line, que instiga os usuários a virarem tornozelos e joelhos para dentro durante o seu uso.

 

Caso a opção escolhida seja o in-line, é preciso corrigir a envergadura dos tornozelos e joelhos para evitar problemas, pois, caso contrário, pode haver prejuízo das articulações. O mau hábito tende a causar um aumento da pressão na lateral, o que no futuro pode originar uma artrose.

 

Patins para emagrecer

 

O resultado físico dessa modalidade esportiva é muito rápido se comparado com outras atividades físicas. A prática deste esporte ajuda a emagrecer de forma saudável e divertida. Dependendo do metabolismo de cada um, do peso corporal, do tempo e intensidade da atividade, uma hora da atividade pode queimar até 800 calorias.

 

Andar de patins também é um ótimo exercício para fortalecer os músculos das coxas e dos glúteos, pois eles são os mais exercitados na hora de buscar o equilíbrio. Além disso, o exercício fortalece o abdômen e os braços, pois exige bastante deles para pegar impulso ou velocidade e manter a postura exata.

 

O uso de patins melhora a coordenação motora

 

Os benefícios do esporte não param por aí. O uso de patins para prática esportiva também confere uma melhora da capacidade cardiorrespiratória, da coordenação motora e da concentração, além do fortalecimento dos ossos, dos músculos e dos ligamentos e do aumento da resistência muscular.

 

Outra vantagem para quem patina em busca de um corpo mais saudável sem a pretensão de fazer saltos ou coreografias mais elaboradas é que os benefícios são conquistados com menos agressão para as articulações do que, por exemplo, em uma corrida. Isto porque, na patinação, ocorre um esforço articular dos membros inferiores, sem impacto sobre os joelhos e a coluna, porque a pessoa desliza.

 

Apesar dos benefícios propiciados pela patinação, ele é um exercício físico que para ter melhores resultados para a saúde precisa estar alinhado a uma dieta ou uma reeducação alimentar correta. Além disso, durante a prática esportiva é fundamental beber muita água para evitar a desidratação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!