Exercícios

Conheça opções de exercícios para ganhar massa muscular

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Com o verão, as academias ficam lotadas, já que todo mundo quer exibir um corpo sarado na praia e na piscina. É claro que um corpo definido não se conquista de um dia para o outro, mas existem alguns exercícios para ganhar massa muscular mais rapidamente.

 

Por que fazer exercícios para ganhar massa muscular

 

Geralmente, os treinos com a utilização de barras de ferros, anilhas e halteres podem ser usados como exercícios para ganhar massa muscular em conjunto com o uso de equipamentos. Mas é bom lembrar: qualquer treino deve ser orientado por um profissional de educação física para não causar danos a sua saúde.

O educador físico orientará você a realizar os movimentos de forma adequada, elaborará um treino específico que se baseará nas suas características e acompanhará os resultados de cada exercício. Dessa forma, o resultado vem mais rápido, e com um risco muito menor de lesões.

A melhor dica para ganhar massa muscular, portanto, é contar com a supervisão e orientação de um profissional.

 

exercicios para ganhar massa muscular

Exercícios com halteres e anilhas são opções para ganhar mais músculos. Foto: iStock, Getty Images

 

7 exercícios para ganhar massa muscular

 

Confira abaixo uma lista de exercícios para ganhar massa muscular. Estas opções abaixo não devem ser praticadas por iniciantes, já que podem acarretar lesões. 

 

Agachamento livre

 

Consiste em colocar uma barra com anilhas de peso nas costas e agachar até que o joelho forme um ângulo de 90º. Esse é o principal exercício para ganhar massa muscular nas pernas. Além disso, ele trabalha com mais da metade de todos os músculos de nosso corpo.

 

Barra fixa

 

Evitado por muitos frequentadores das academias, por conta de seu alto nível de dificuldade, a barra fixa é a principal forma de adquirir as chamadas costas largas entre os exercícios para ganhar massa muscular. É a atividade que mais malha a região dorsal.

 

Desenvolvimento

 

Trabalha principalmente a musculatura dos ombros e ajuda no fortalecimento dos braços para a realização do supino. É importante para o equilíbrio muscular e para combater lesões. Pode ser feito com barras ou halteres, na posição sentada ou em pé.

 

Levantamento terra

 

É um dos exercícios mais pesados e completos. Deve ser realizado com cautela, sempre com supervisão. 

 

Paralelas

 

Também contribui no ganho de força e resistência para a realização do supino. Ajuda a malhar a região do tríceps.

 

Remada curvada

 

É o pioneiro nos treinos para as costas e uma das primeiras opções de exercícios de puxada. Pode ser combinado com outros tipos de remada.

 

Supino reto

 

Ele é feito com uma barra de ferro, com anilhas de peso nas extremidades. É uma das principais maneiras de malhar os músculos frontais do corpo, como o peito, ombros e tríceps.

 

Dicas para obter melhores resultados

 

Além de fazer os exercícios para ganhar massa muscular, alguns procedimentos podem ser realizados para melhorar seus efeitos. Alguns deles são:

 

  • Descanse entre as séries de cada exercício conforme orientação do profissional.
  • Tenha certeza de que você está fazendo as atividades de maneira correta. O mau posicionamento de braços, pernas e outros membros durante o esforço físico poderá machucar.
  • Erga apenas pesos que o seu corpo suporta. Não force seus músculos tentando levantar cargas muito elevadas.
  • Tenha ao menos um dia de descanso para cada musculatura.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!