Psicologia

De Preta Gil a Mariana Xavier: confira gordinhas poderosas

Por Redação Fortíssima 22/12/2015

Os padrões da sociedade são cada vez mais deixados de lado por mulheres que têm a consciência de que, para ter um corpo bonito, não é preciso necessariamente ser magra. Hoje em dia, há muitas gordinhas poderosas que provam que os estereótipos não devem ser uma ditadura.

gordinhas poderosas instagram reproducao doutissima

Atriz Mariana Xavier está entre os exemplos de pessoas bem-sucedidas que fogem dos padrões. Foto: Instagram, Reprodução

Inspire-se em gordinhas poderosas

Entre as celebridades, muitas deles arrasam mesmo estando acima do peso. Um dos maiores exemplos disso é a cantora Adele que, além de fazer sucesso na música, é um ícone de beleza. Kelly Clarkson e Oprah também são grandes inspirações internacionais para quem é gordinha.

No Brasil, não é diferente: diversas gordinhas poderosas são bem-sucedidas. A cantora Preta Gil, a atriz Mariana Xavier e a jornalista Silvia Poppovic são exemplos de pessoas encantadoras que fogem dos padrões de magreza e continuam bonitas.

O fato é que não é preciso seguir a ditadura da beleza para se sentir bem. Mesmo que você esteja acima do peso, é possível trabalhar a autoestima e ficar feliz com o que vê no espelho. Inspirar-se nas famosas que têm o corpo semelhante ao seu biotipo é uma ótima forma de aumentar a autoestima.

Como lidar com os padrões de beleza

Entretanto, há mulheres que se sentem incomodadas com o corpo e inclusive aquelas que sofrem preconceito por serem gordinhas. Nessa hora, trabalhar a autoestima é essencial. É o que explica Renata Aspar Lima, psicóloga e psicanalista do Espaço Dom Quixote.

“A forma como se encara isso é singular e depende muito da autoestima, amor próprio e autoconfiança da mulher. Uma que está acima do peso e mesmo assim se sente bonita e atraente não deixará que o bullying a atinja. Hoje, a busca pela perfeição é desenfreada e quem está psiquicamente frágil embarca nisso facilmente e sofre muito”, explica a psicóloga.

Ajudar principalmente crianças e adolescentes é essencial. “Estamos tratando de uma pessoa que está se construindo psiquicamente, tendo como modelos de identificação os adultos que estão por perto. Uma mãe que considera a magreza como a única forma de ser bonita trará para a filha dificuldades de lidar com seu próprio corpo e com as mudanças que a puberdade traz” esclarece Renata.

Conforme a psicóloga, ajudar uma filha que está descontente com o peso começa quando a mãe abre o diálogo para falar das angústias, ansiedades e dúvidas da menina.

Além disso, a psicóloga menciona que o ideal é ponderar o quanto a preocupação com peso e medidas é pertinente e real, afetando a saúde da criança ou adolescente ou se trata de um exagero. Ela diz que, em alguns casos, procurar profissionais, como psicólogos, psicanalistas e nutricionistas, é essencial.

“Claro que é legal se cuidar, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, mas tudo com limite”, frisa a psicóloga. De acordo com Renata, transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia são exemplos de preocupação excessiva.

Como aceitar o corpo

Que tal assumir o seu corpo da forma que ele é, aproveitando para começar 2016 com a autoestima em dia? Como você pôde ver, ela é fundamental para que a mulher consiga estar de bem com o espelho e evitar ser afetada pelo bullying ainda presente na sociedade.

“Cada mulher é única e a forma como lida com o corpo é pessoal. A autoestima e o gostar-se vem de dentro para fora e isso é construído desde bebê, não dependendo da beleza física”, aponta Renata.

A psicóloga comenta que a mídia vende a imagem de que apenas pessoas com corpos perfeitos têm sucesso no amor e na profissão, como se a beleza bastasse. Segundo ela, é desconsiderado o que é a pessoa é, suas qualidades psíquicas e personalidade.

“É isso que uma mulher que é ou está gordinha deve enxergar, se ver em uma totalidade, com corpo e alma. É importante considerar que as qualidades não são somente físicas”, aconselha. Quando fazer isso estiver difícil, a recomendação de Renata é procurar um psicólogo para dar início a um tratamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!