Psicologia

Saiba como controlar transtornos de ansiedade no trabalho

Por Redação Doutíssima 19/01/2016

Inquietação, irritabilidade, tensão muscular e falta de concentração são sintomas comuns em pessoas ansiosas. Entretanto, quando essas sensações atrapalham as tarefas e relações no seu trabalho e no cotidiano, é hora de se preocupar com a saúde. Afinal, esses podem ser sinais da presença de transtornos de ansiedade.

“Quem convive com esse problema não consegue discernir as prioridades, tenta fazer tudo para ontem e acaba atropelando os próprios limites”, explica o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching Sulivan França. É o que se costuma chamar de sofrer por antecipação.

transtornos de ansiedade-shutterstock-doutíssima

Respire fundo sempre que a tensão bater mais forte. Foto: Shutterstock

O que são transtornos de ansiedade

Em algum momento da vida, todas as pessoas enfrentam a ansiedade. Situações desafiadoras, como o primeiro dia de trabalho ou mudanças na carreira, por exemplo, podem desencadear sensações de angústia e inquietação.

Entretanto, há pessoas que vivem ansiosas constantemente e não conseguem controlar a tensão – sinal de que o problema pode ser patológico. Para avaliar possíveis transtornos de ansiedade, é necessário identificar a intensidade, frequência e duração desse estado emocional, além de analisar como ele afeta a sua vida.

Em muitos casos, o ideal é buscar ajuda psicológica para avaliar as causas e tramamentos para o problema. Afinal, ele pode se enquadrar em diferentes denominações. Entre as mais comuns estão:

Há inúmeras causas para os transtornos de ansiedade, por isso a importância de procurar um especialista. Aspectos psicossociais e biológicos podem provocar o quadro: o modo como a pessoa interpreta as situações, alterações dos neurotransmissores, estresse e uso de substâncias químicas são alguns fatores desencadeadores.

Preste atenção ainda aos sinais do seu corpo. É comum que os sintomas dos transtornos de ansiedade incluam tremor, dor de cabeça, palpitações, irritabilidade, medo, sudorese, náuseas, vômitos e dificuldade para se concentrar.

Dicas para combater a ansiedade no trabalho

Os transtornos de ansiedade requerem tratamento específico, mas você pode mudar alguns hábitos que ajudam a controlar a tensão no trabalho. Que tal começar agora mesmo?

– Realize uma análise para entender quais são as suas prioridades. Assim, será possível entregar as tarefas no prazo e você evita fica tenso por assuntos que não exigem sua atenção

– Seja realista em relação ao tempo que você tem para cada tarefa. Tente desempenhá-la da melhor forma possível em um prazo estipulado, para que o perfeccionismo não acabe atrasando outras atividades

– Invista na preparação e na capacitação profissional para dominar o que você faz e diminuir as inseguranças. Em ocasiões especiais, como mudanças na carreira e reuniões importantes, prepare-se com antecedência

– Aposte em uma respiração lenta e profunda para relaxar o corpo e, assim, dar continuidade às tarefas

– Faça pausas de alguns minutinhos no trabalho para aliviar a tensão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!