Nessa época do ano aumentam as campanhas relacionadas a bebida e direção porque as festas de fim de ano elevam estatísticas de acidentes atribuídos a essa combinação. Mas eles podem ser evitados seguindo uma regra simples: se beber não dirija.
Lembre-se que ao colocar as chaves na ignição depois de beber você não estará apenas colocando sua vida em risco, mas também a de muitas outras pessoas.
Muitas pessoas ainda ignoram a regra de se beber não dirija
Há quem acredite nas suas habilidades “sobrenaturais” de direção. Há quem pense que um ou dois copos de cerveja não são capazes de influenciar seus reflexos. Mas, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o hábito de beber e, na sequência, pegar a direção é o segundo maior causador de acidentes no País.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde revelam que quase um quarto dos brasileiros dirige após consumir bebidas alcoólicas. Somente em 2014, houve um registro de 172.780 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS). Em parte, isso ocorre porque grande parte das pessoas não entende a interação do álcool no organismo.
O álcool é considerado um depressor porque diminui as funções do sistema nervoso central. A função normal do cérebro é retardada e uma pessoa é incapaz de “funcionar normalmente”. Ele afeta ainda as habilidades cognitivas e de coordenação, diminuindo seus reflexos.
Tudo isso faz com que certas capacidades indispensáveis para uma condução segura sejam diminuídas – julgamento, concentração, compreensão, coordenação, acuidade visual e tempo de reação. Lembre-se que direção segura requer estado de alerta e capacidade de tomar decisões rápidas em situações inesperadas.
Em outras palavras, consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir é capaz de aumentar consideravelmente o risco de acidentes de trânsito. E quanto maior a quantidade ingerida, maiores costumam ser as chances de isso acontecer.
Efeitos legais de beber e dirigir
Pegar a direção depois de ingerir bebidas alcoólicas é uma infração grave no País. A conhecida Lei Seca sofreu importantes alterações no final de 2012, implantadas a partir de 2013. Se antes era permitido 0,1mg/l de álcool por litro de ar, agora esse limite foi reduzido pela metade – 0,05mg/l de álcool por ar.
Quando o limite encontrado pela fiscalização fica entre 0,05mg/l e 0,33mg/l, há multa expressiva de R$ 1.915,40 e a possibilidade de suspender a CNH por até 12 meses. Caso seja encontrado índice superior a 0,34mg/l a punição é ainda mais rigorosa: prisão e processo criminal na Justiça.
Então sempre que seus planos sociais envolverem álcool faça um esquema para que você não tenha que dirigir depois de beber. Confira algumas dicas:
- Antes de qualquer pessoa beber, designe um motorista para que ele não beba. Será ele o encarregado de levar a galera para casa em segurança. Caso seja um grupo que saia sempre junto, institua um revezamento.
- Não deixe que seus amigos dirijam depois de consumir álcool.
- Se você bebeu, pegue uma carona para casa ou chame um táxi.
- Se você estiver organizando a festa, lembre seus convidados de planejar o retorno para casa com antecedência.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar! E lembre-se: se beber não dirija.