Bem-Estar > Dia a Dia

Prepare a bagagem: 7 itens que você precisa levar na mala

Por Redação Fortíssima 12/01/2016

A hora de preparar a bagagem para as férias pode ser um dilema para muita gente. Mas ainda que seja difícil reunir em uma única mala tudo que você vai precisar para vários dias – quando não semanas – o importante é organizar com tempo e pensar em todas as atividades que serão feitas no destino.

bagagem-istock getty images-doutíssima

Atenção aos detalhes garante a você uma mala organizada e completa. Foto: iStock, Getty Images

Organização da mala: aspectos gerais

Conhecer o mundo caiu no gosto dos brasileiros. Segundo o último relatório Sondagem do Consumidor, feito em uma parceria do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, 25,9% das pessoas pretendem viajar nos próximos seis meses.

O problema é que, apesar de essencial, o planejamento pode gerar dor de cabeça, especialmente quando é deixado para a última hora. Muitas vezes as pessoas não sabem o que levar, enquanto em certas situações acham que estão carregando itens demais. Nesse último caso, a dica é ficar atento aos limites estabelecidos pelas empresas de transporte.

Em caso de viagens que utilizam transporte aéreo, os cuidados precisam ser redobrados. Confira, por exemplo, o que pode ou não ser levado na bagagem de mão. Por questões de segurança, itens valiosos devem ser transportados com você. É o caso de notebooks, eletrônicos em geral, joias e dinheiro.

Antes de sair para o aeroporto, não se esqueça ainda de conferir se os documentos estão todos com você. Confira passaporte, carteiras de identidade e cartões de crédito. Também é válido levar algum dinheiro em espécie, para eventuais emergências.

O que não pode faltar na bagagem

Observados os cuidados gerais, hora de pensar na organização da mala. Se você ainda vai montar a sua, tenha a certeza de não deixar que o sete itens a seguir fiquem de fora da lista.

  • Adaptadores

O formato de tomadas varia bastante de um lugar para o outro. Ou seja, vale levar na mochila um adaptador universal ou diferentes modelos que permitam que você não fique no aperto, especialmente com o bateria do celular.

  • Roupas

É óbvio que você irá levar roupas para a viagem, mas antes de mais nada é preciso saber escolher quais. Pense no estilo da viagem – e o tipo de programas que irá fazer. Além disso, os sites de meteorologia possibilitam uma noção aproximada das temperaturas.

  • Entretenimento

Avião, hotel, dias de chuva. É importante ter opções de entretenimento para momentos em que passeios não são uma opção. Por isso, vale a pena colocar na mala algum livro que você goste de ler ou carregar seu tablet com filmes que permitam passar o tempo.

  • Chapéu ou boné

Em viagens turísticas, caminhar costuma ser uma premissa – muito mais do que você está acostumada a fazer quando está em sua cidade natal. É uma boa ideia colocar um chapéu ou um boné na mala para evitar queimaduras do sol. Um tênis confortável também pode fazer a diferença.

  • Primeiros socorros

Você não precisa criar um kit completo de primeiros socorros, mas é sempre interessante ter consigo alguns itens como curativos ou gazes, apenas para pequenos contratemposque podem acontece.

  • Remédios

Se você tem usa algum remédio controlado, lembre-se de comprar o suficiente para a viagem. Já para os que não exigem receita médica o processo é mais simples, mas nem por isso é preciso de carregar algo para dor de cabeça, por exemplo.

  • Espaço

Sim, é preciso levar espaço na mala. Quando você viaja costuma adquirir itens do destino – podem até mesmo ser pequenas lembranças. Por isso, não esqueça de deixar algum espaço a mais na bagagem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!