Dica do Nutricionista

Entenda a importância de respeitar o horário de almoço

Por Redação Fortíssima 23/12/2015

Para aqueles que trabalham ou estudam o dia todo, talvez o momento mais esperado nem seja o fim do expediente ou da aula, mas sim o horário de almoço. De acordo com o Art.71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, a pausa para a refeição é obrigatória após o período de seis horas, com pelo menos uma hora de intervalo. Você sabe valorizar seu tempo?

Segundo a nutricionista Mariana Dias de Castro, esse é o momento que vai trazer energia para o restante do dia do trabalhador ou estudante. Por tal motivo, é necessário estar alimentado e saber aproveitar o descanso. Ou seja, nada de almoçar checando e-mails ou realizando tarefas sem cessar.

Veja a seguir a importância da pausa para a saúde e como escolher os alimentos para um almoço saudável.

horário de almoço istock getty images doutíssima

Respeitar o horário de almoço pode reduzir o estresse diário. Foto: iStock, Getty Images

Motivos para valorizar o tempo livre do expediente

Para Mariana, é preciso se concentrar na hora da refeição, para que não seja algo muito rápida e distrativo, e haja, assim, uma boa digestão dos alimentos. “É muito importante mastigarmos bem a comida e, se nos distrairmos com outras coisas, a chance de engolir sem mastigar é grande”, destaca,

Além disso, a profissional afirma que tal atitude aumenta as chances da pessoa comer mais que o necessário, devido a rapidez da refeição e a sensação que não comeu o suficiente. Uma dica da nutricionista é levar o garfo a boca com a comida e depois deixá-lo descansando no prato até terminar de mastigar, para assim levá-lo novamente à boca.

Ainda, respeitar o horário de almoço pode reduzir o estresse diário e produzir uma sensação de bem-estar. É possível dedicar o período a outras atividades, como uma caminhada, compras e até mesmo uma cochilada.

Como tornar o horário de almoço em algo saudável

Mariana indica o consumo de alimentos leves, como saladas fartas, e frutas na sobremesa. Os carboidratos integrais, como massas e arroz, são apontados como os alimentos que ajudam a criar uma sensação de saciedade mais prolongada. Ao escolher as carnes, prefira as magras e grelhadas para evitar o excesso de gordura.

Para beber, a nutricionista aponta que o ideal é a água. Em segundo lugar, os sucos naturais feitos na hora, desde que não levem açúcar. A profissional afirma também que é preciso escolher um local que tenha segurança alimentar, vegetais limpos, comida bem feita e na temperatura correta.

“Lembre-se de sempre passar pelas opções oferecidas, se o restaurante for buffet, para fazer o prato mentalmente antes de servi-lo. Dessa forma, evita-se exageros. Para quem não consegue ir a um restaurante, uma boa dica é trazer a marmita de casa. No verão, saladas com proteína fria, como frango desfiado, queijo branco e chester são bem vindas”, garante.

Além disso, Mariana aconselha evitar alimentos pesados e frituras, pois podem dificultar a digestão, podendo deixá-lo sonolento nas próximas horas de trabalho. Para a nutricionista, o horário de almoço saudável é aquele que garante energia e disposição para o restante do dia.