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Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios do kefir para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 06/01/2015

Se você é uma pessoa preocupada com a saúde e gosta de preparar suas próprias receitas, o kefir é uma opção interessante. A bebida ganha cada vez mais espaço por seus benefícios que contribuem, inclusive, para a maior longevidade. Quer saber mais? Descubra a seguir todas as vantagens que esse probiótico oferece.

O kefir é um probiótico feito a partir de sementes, originárias das montanhas do Cáucaso, fermentadas em leite, seja ele desnatado, semi-desnatado, integral, pasteurizado ou não.

 

Kefir

Maior longevidade e versatilidade são marcas desta bebida saborosa. Foto: iStock, Getty Images

 

Kefir tem aparência de iogurte

A bebida apresenta uma consistência cremosa, com gosto agridoce e muito refrescante. Possui aparência de uma massa branca e de certa forma gelatinosa. Mesmo sendo muito parecido com o iogurte, possui um valor nutricional e terapêutico muito superior a ele.

Pode ser feito a partir de qualquer leite, de vaca, ovelha, cabra, coco ou arroz, possui bactérias que não estão presentes no iogurte, como Lactobacillus caucasus, Leuconostoc e espécies de Acetobacter e Streptococcus. Além conter de 0.08 a 2% de álcool em sua composição.

Principais beneficios do kefir para a saúde

O kefir é uma rica fonte de proteínas e cálcio, possuindo em seus grãos propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas. Se implementado na dieta, auxilia na saúde e longevidade. Confira os principais benefícios desse probiótico para saúde:

  • Combate distúrbios nervosos como ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica
  • Ajuda no tratamento de problemas respiratórios e alergias
  • Auxilia no tratamento de doenças intestinais, no sangue, estômago e pele
  • Previne a prisão de ventre, regulando o intestino
  • Aumenta a resistência à infecções
  • Trata tumores, reumatismos e lesões por esforços repetitivos
  • Auxilia na perda de peso.

O kefir de água, após 12 horas de fermentação, produz efeito laxante e com 40 horas atua como normalizador. Caso tenha sido fermentado por mais de 48 horas, não deve ser ingerido.

Como preparar kefir em casa

É muito fácil e prático preparar seu próprio probiótico em casa. O leite é colocado em um recipiente limpo e adequado com os grãos de kefir. Deve ficar em temperatura ambiente por cerca de 24 horas.

Após ser fermentado, o leite deve ser coado e quando recuperados, os grãos devem ser colocados em mais leite fresco, repetindo o processo.

Quando pronto e coado, o kefir líquido pode ser consumido imediatamente ou mantido refrigerado para consumo posterior, acompanhado de frutas é uma ótima opção.

Existe a possibilidade de um kefir mais azedo ou mais suave. Tudo isso depende do tempo de fermentação. Se deseja um mais suave, deve ficar menos tempo sendo fermentado, caso seja mais azedo, deve deixar mais tempo fermentando.

A quantidade de leite em relação aos grãos e a temperatura ambiente também influi durante a fermentação. Como as sementes duram para sempre, o procedimento pode ser feito quantas vezes for desejado.

Reações controversas

Uma bactéria láctica levemente ácida presente no kefir pode enfraquecer o esmalte dos dentes. Pode ocorrer diarreia e vômito devido às mudanças da microflora intestinal em função aos novos organismos ingeridos a partir do kefir.

Quando houver ocorrências desses efeitos colaterais é indicado começar tomando quantidades pequenas e aos poucos ir aumentando o consumo.

Pessoas que sofrem de intolerância à lactose devem tomar cuidado com o tempo de fermentação, pois só se pode afirmar que foi consumida toda lactose do leite pelos grãos a partir de 36 horas de fermentação. A indicação é começar tomando pequenas quantidades e aos poucos ir aumentando.

 

 


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