Dia a Dia

Feliz 2016: confira dicas para viver bem os 365 dias do ano

Por Redação Fortíssima 31/12/2015

Se você quer ter um feliz 2016, algumas mudanças podem garantir maior bem-estar. Basta trabalhar para abrir mão de certas ideias negativas, sendo capaz assim de ser mais livre para desfrutar o ano que se aproxima. Por isso, coloque em suas resoluções ser mais positivo – não importa o que aconteça.

feliz 2016 istock getty images doutíssima

Felicidade é sobre ser capaz de aproveitar ao máximo os bons momentos. Foto: iStock, Getty Images

Por que a felicidade importa?

A felicidade diz respeito à forma como nos sentimos, mas é muito mais que apenas um estado de espírito. Da mesma forma que as emoções negativas – como medo e raiva – nos ajudam a fugir de perigo ou defender-se dele, as emoções positivas – como esperança e felicidade – auxiliam na construção da capacidade de lidar com as coisas quando elas dão errado.

Tentar viver uma vida feliz não se trata de negar emoções negativas ou fingir estar alegre todo tempo. A felicidade é sobre ser capaz de aproveitar ao máximo os bons momentos e saber lidar eficazmente com os maus para experimentar a melhor vida possível.

Vale dizer que ela não se resume a sentir-se bem, mas sim em trazer benefícios para desempenho, saúde, relacionamentos e muito mais. Economistas da Universidade de Warnick, por exemplo, mostraram que pessoas que se sentiam felizes eram 11% mais produtivas.

Nesse sentido, uma pesquisa da Universidade de Illinois encontrou evidências de que pessoas felizes tendem a viver mais tempo e apresentar melhor saúde. Por isso, se você teve um ano difícil e lembra apenas de poucos momentos felizes, está na hora de mudar isso para o próximo ano.

Como ter um feliz 2016

Para alcançar a felicidade em 2016 é importante mudar hábitos e atitudes que talvez estejam impactando negativamente no seu dia-a-dia, bem como aprender a lidar com problemas. Veja algumas dicas:

  • Comprometimento

É preciso estar comprometido com os objetivos definidos. Do contrário, é possível que você seja incapaz de fazer as melhorias necessárias para alcançá-los.

  • Necessidades

Todas pessoas têm necessidades específicas para alcançar a felicidade, sendo essencial saber quais são as suas. Mergulhe na sua individualidade e reflita, jamais comparando seus objetivos aos de outras pessoas.

  • Companhias

Quando se está cercado de pessoas que pensam negativamente é muito fácil entrar na onda. Se você está com pessoas que estão felizes elas são capazes de influenciá-lo positivamente. A escolha é óbvia.

  • Soluções

Pessoas felizes não permitem que coisas ruins afetem seu humor. Tente descobrir uma solução para os problemas e transforme as circunstâncias a seu favor.

  • Reflita

Vale a pena gastar alguns minutos todos os dias e pensar sobre as coisas que fazem você feliz. Esse momento dá a oportunidade de se concentrar nas coisas positivas da sua vida e levará você a continuar cultivando-as.

  • Saúde

Estar acima do peso ou comer alimentos pouco nutritivos tem efeitos negativos sobre o estado de espírito – e saúde. Além disso, o exercício físico é conhecido por liberar endorfinas que dão sensação de felicidade.

  • Merecimento

Você deve compreender que merece a felicidade. Há muitas pessoas que acreditam não ser dignas dela e, dessa forma, muitas vezes inconscientemente acabam sabotando seus próprios esforços. Caso necessário, diga a si mesmo todos os dias que merece ser feliz e lembre-se quais os passos que você tomará para alcançar a felicidade que deseja em 2016.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!