Bem-Estar > Dia a Dia

Supermercado online: veja como fazer compras sem sair de casa

Por Redação Fortíssima 29/12/2015

Desde que a possibilidade de comprar pela internet surgiu, a comodidade aumentou para o consumidor. Atualmente, é possível até mesmo comprar em um supermercado online os mesmos itens oferecidos pela loja física, por exemplo.

Em apenas alguns cliques e após uma espera de até 48 horas, o cliente abastece a despensa e a geladeira sem sair de casa. Se por um lado a opção nem sempre é a mais barata, ela compensa na praticidade. O segredo é saber quando e como aproveitar a opção.

supermercado-online-istock-getty-images-doutissima

Apesar da comodidade da compra pela internet, é preciso estar atento aos detalhes. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens e desvantagens do supermercado online

Fazer supermercado online é tarefa simples – e justamente por isso exige atenção. Para que os gastos não atrapalhem as finanças do mês, a dica é manter o foco naquilo que é necessário e estar disposto a mudanças na lista de compras.

Uma das vantagens é que você consegue manter o controle ao selecionar os itens e acompanhar o valor que irá pagar a cada novo produto adicionado. Assim, se você ultrapassar seu orçamento, pode tirar ou substituir um artigo com mais facilidade que no caixa da loja física. A entrega fica programada ao seu critério também.

As formas de pagamento são variada.s Em geral, os estabelecimentos oferecem como opção o cartão de crédito online, o cartão de débito no momento da entrega, dinheiro em espécie e vales de alimentação.

Se normalmente os preços são mais caros, também vale ficar atento às promoções para economizar. Assim como as lojas físicas, os sites também lançam ofertas do dia e da semana. Essa é a oportunidade para pesquisar, comprar e pagar itens com valor igual ou até menor que o de outros supermercados.

Na hora de escolher o site, fique atento. Leia atentamente o termo de compromisso, veja quais são as formas de pagamento, prazo de entrega e procedimento para a troca de produtos. Isso evita uma dor de cabeça mais tarde.

Tome cuidado ainda ao fornecer os dados no momento do cadastro. Se está em dúvida quanto à origem e segurança do site, pergunte aos amigos e familiares se conhecem ou já usaram o serviço. Se surgir mais de uma opção, analise com cuidado e defina se você deseja economia, praticidade, confiança ou todos os itens em conjunto.

Supermercado online em crescimento

De acordo com a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), apesar de existir há mais de uma década, a popularidade do supermercado online é recente e atinge poucas cidades do Brasil.

Segundo dados divulgados pela organização, mais de US$ 1,66 bilhão em bens de consumo embalados foi vendido no Brasil por meio do e-commerce. A estimativa da taxa de crescimento até 2014 é de 29%.

Além disso, o fato de os consumidores aceitarem a ideia de que é possível comprar seus mantimentos pela internet também influenciou diretamente nas oportunidades disponíveis hoje no mercado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!