Esporte > Exercícios

Qual é o exercício físico ideal para mim? Veja as dicas para iniciar uma atividade agora!

Por Dra. Silvana Macedo 19/05/2014

 

Em princípio, não existe exercício físico ideal, qualquer tipo de atividade é válida. Nosso organismo não se adequa ao sedentarismo. Mas, se você tem um objetivo em especial, pode direcionar seu treino para as suas necessidades, como melhorar o condicionamento cardiocirculatório, perder gordura, ganhar massa muscular, flexibilidade, postura e saúde integral.

 

 

atividade fisica

O importante é você escolher uma atividade que seja parecida com o seu estilo de vida. 

 

Você tem à disposição uma infinidade de escolhas até eleger o exercício físico ideal: atividades aeróbicas, musculação, isometria, alongamentos, treino funcional, equilíbrio, arte, esporte competitivo e pode até fazer associações de duas ou mais modalidades.

Em geral, as competições de alta performance não são fisiológicas e acabam transformando-se em fontes de estresse para o organismo, provocando efeitos prejudiciais ao metabolismo, hormônios e sistema imunológico, além de provocar traumas musculares e osteoarticulares.

As atividades aeróbicas de alto impacto, mesmo quando praticadas como lazer, costumam traumatizar joelhos, quadris, tornozelos, ombros ou punhos. Portanto, é sempre bom tomar cuidado. Uso de equipamentos adequados, alongamentos (antes e depois do treino) e posicionamento corretos são indispensáveis.

Exercício físico ideal: escolha o seu e siga as dicas

Depois de eleger o seu exercício físico ideal, existem alguns conselhos que você pode seguir, quando resolver mergulhar de cabeça no esporte. Antes de tudo, vá com calma para não se machucar! Faça antes a avaliação de composição corporal: ela vai indicar sua tendência para retenção de líquidos, mostrará o seu percentual de gordura, massa muscular, quantidade de minerais, enfim, é o exame que estimará quanto ganhar ou perder.

Faça uma avaliação da sua saúde, com exames de sangue e outros que forem necessários. Se o nível de energia estiver baixo, opte por um energético intracelular e não um estimulante. Não encha o estômago de carboidratos, antes de malhar e beba sucos que auxiliam na desintoxicação. É bom ingerir proteína depois do exercício, porque esse é o alimento do músculo.

Você vai perceber que praticar uma atividade no começo do dia é mais proveitoso, mas caso só possa no final, o organismo se adaptará. Se tiver interesse, faça um exame de DNA para determinar que tipos de fibras musculares predominam no seu corpo: fibras de resistência ou fibras de força e velocidade. Com essa informação, é possível otimizar os efeitos dos exercícios físicos

Para finalizar, hidrate-se e insista, não desista. Você verá em breve que os efeitos dos exercícios físicos são incontáveis:

  • queima de excessos de gordura e carboidratos;
  • ganho de massa muscular;
  • aumento do metabolismo basal;
  • estimulação de liberação de hormônios anabolizantes e eicosanoides (antialérgicos, anti-inflamatórios, antiagregantes plaquetários, vasodilatadores e outros);
  • melhora do fluxo sanguíneo tecidual;
  • melhora da oxigenação tecidual;
  • aumento da drenagem linfática;
  • melhora do humor e autoestima;
  • melhora a qualidade do sono;
  • melhora de cognição e memória, desempenho no estudo e no trabalho;
  • melhora do desempenho sexual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

É seguro tomar café ou pílulas de cafeína antes de praticar exercícios físicos?

20 cuidados ao praticar atividade física na gravidez

Quais esportes queimam mais calorias?

Como proteger seu joelho das lesões do esporte

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

Exercício físico e queima de gordura: qual vale mais, o tempo ou a intensidade do exercício?

Contra a obesidade: conheça os benefícios do exercício físico na perda de peso