Bem-Estar > Dia a Dia

Franquias: saiba como investir nessa forma de negócio

Por Redação Fortíssima 03/01/2016

Se você está pensando em empreender, vale considerar o modelo de franquias. O investimento nesse tipo de negócio envolve menos riscos do que abrir uma empresa tradicional e o empreendedor tem a vantagem de apostar em uma marca já conhecida no mercado.

Há diferentes modelos que atuam nos mais variados setores. Entretanto, antes de investir seu capital em um negócio, o importante é analisar como funciona esse o empreendimento e quais são os cuidados necessários.

franquias-istock-getty-images-doutissima

Já estruturadas, as franquias facilitam a análise do seu negócio. Foto: iStock, Getty Images

Entenda as franquias

O modelo franchising envolve uma relação entre franqueador e franqueado. Nesse sistema de comércio, o dono de uma empresa concede o direito de venda e distribuição de produtos ou serviços, além da marca, para outra pessoa. Tudo definido por meio de contrato.

Firmado o acordo, o franqueado pode abrir a empresa no local estabelecido, conforme o tipo de franquia. É assim que as grandes redes costumam crescer. Mc Donald’s, Subway, O Boticário e Havaianas são algumas das marcas que funcionam no modelo e contam com forte presença no mercado brasileiro.

Quando o empreendedor opta por ser franqueado, já conta com um modelo de negócio pronto, oferecido pelo franqueador. Isso significa que é necessário seguir os padrões estabelecidos para os procedimentos da empresa.

Como investir em franquias

Mas, antes de investir em franquias, você precisa tomar alguns cuidados. Primeiro, escolha um segmento para atuar, como o de alimentação ou roupas, por exemplo. É importante ter conhecimento sobre o mercado no qual deseja ingressar. Fazer um estudo e avaliar as oportunidades é essencial para uma aposta mais garantida.

Depois, é hora de fazer comparações entre as franquias disponíveis na área que você escolheu. Faça relações entre os processos das marcas para selecionar o mais adequado ao seu perfil empreendedor e objetivos.

Quando tiver selecionado uma franquia, é fundamental que você tenha o máximo de conhecimento sobre ela possível. Busque informações com o franqueador sobre modelo de negócio, processos e expectativas financeiras.

Mas também lembre de conversar com empreendedores que possam compartilhar experiências sobre o modelo de franchising e quem sabe até sobre a rede em que você vai começar. Quando tudo isso estiver alinhado, já é possível criar o negócio próprio.

Vantagens e desvantagens de uma franquia

As franquias possuem diferentes pontos positivos. Um deles é que, na hora de empreender, você já terá um modelo de negócio à disposição e todos os processos estabelecidos. Isso significa menos riscos de fracasso da empresa, pois pode contar com o know-how de outros empreendedores.

Sem contar que você vai lançar uma marca conhecida no mercado, o que torna mais fácil atrair clientes para a franquia. Ainda assim, não se esqueça de considerar os pontos fracos. Se por um lado a estrutura já existe, por outro você tem menos liberdade para agir. 

Além disso, é preciso estar atento aos riscos. Um deles é a escolha de um franqueador que não está preparado para o modelo franchising, não conseguindo conceder o suporte que você tanto precisa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!