Dia a Dia

Cerveja artesanal ganha espaço: conheça as características

Por Redação Fortíssima 02/01/2016

Os últimos anos têm transformado a produção de cerveja artesanal em um dos segmentos com mais rápido crescimento na indústria de bebidas alcoólicas. Muito disso se deve ao fato de possuir características únicas, que levam em conta a experiência do consumidor.

Como qualquer bebida alcoólica, é preciso saber que ela também deve ser consumida com moderação.

cerveja artesanal-doutissima-iStock

Cervejas artesanal e industrializada podem ser bastante diferentes em sabor e densidade. Foto: iStock, Getty Images

Nem toda cerveja é igual

A cerveja artesanal e a industrializada podem ser bastante diferentes em sabor e densidade. Muitas pessoas pensam que “cerveja é cerveja”, mas o fato é que há tipos bem variados dessa bebida.

Entende-se por cerveja do tipo artesanal aquela que é micro-fabricada, apenas em quantidades limitadas – são cervejarias menores e, muitas delas, de propriedade de pessoas físicas. As industrializadas são fabricadas a partir das mesmas receitas – só que por grandes indústrias.

Afinal, qual a diferença entre elas? Basicamente a paixão de quem faz as artesanais, capaz de dedicar amor à prática e criar combinações diferentes focadas em uma experiência única de sabor. Aliás, é por isso que é possível encontrar cervejas artesanais em variedades tão distintas de sabores.

Enquanto as grandes marcas possuem apenas uma ligeira diferença de sabor entre si, nas artesanais isso é bastante marcante. Você consegue encontrar cervejas com sabor de lúpulo, fumo, carvalho, chocolate, abóbora e frutas, como maçã e grapefruit, por exemplo – algo bem mais personalizado do que as tradicionais.

A forma de servir também é uma marca distintiva. É comum que as tradicionais sejam oferecidas geladas, mas as artesanais podem ser tomadas frias ou quentes. A cerveja artesanal, na verdade, costuma ser servida em um copo especial para que sejam preservadas as temperaturas ideais – capaz de realçar todos sabores que ela oferece.

Além disso, a cor dessa bebida costuma ser inigualável por qualquer cerveja tradicional no mercado. Ao contrário do que ocorre com as tradicionais, as artesanais oferecem cores bastante diversificadas, como cobre, laranja, preto e marrom, por exemplo.

Elas costumam ser mais caras, já que são usados ingredientes selecionados e de ótima qualidade. Basicamente, esse tipo de cerveja deve ser sem conservantes, açúcares ou outros componentes em sua produção: apenas cevada, água e lúpulo. Tudo conforme a Lei da Pureza Alemã criada em 1516.

E não é apenas no Brasil que elas têm feito bastante sucesso. A popularidade desse tipo de cerveja vem aumentando ao redor do mundo – segundo o Departamento Nacional de Estatísticas Agrícolas e Serviço de Agricultura dos Estados Unidos, em 2015 essa produção movimentou algo como US$ 78,8 milhões.

Cerveja artesanal: é preciso beber com moderação

Degustar uma cerveja artesanal pode ser uma experiência única, mas como qualquer tipo de bebida alcoólica é preciso ter moderação. Mesmo que tenham aromas e sabores adocicados, essas cervejas são capazes de conter teores alcoólicos bastante altos.

É por isso que vale sempre lembrar de jamais dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas – sejam elas cervejas artesanais ou não. Com isso, você evita de colocar não apenas a sua, senão a vida de outras pessoas em risco.

Para o caso das artesanais é importante saber que ela é uma ótima opção de bebida para ser degustada com amigos ou harmonizada com um delicioso jantar. Certifique-se apenas de fazê-lo em casa – ou então em uma oportunidade na qual você tenha uma carona para retornar em segurança.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!