As bolsas sob os olhos geralmente são motivo de queixa para as mulheres. Ar de cansaço e uma coloração em tons de roxo resultam desse inchaço no rosto e, dependendo do caso, são sintomas difíceis de disfarçar. A boa notícia é que hoje já existem técnicas eficazes para melhorar o aspecto da pele nessa região.
O que são bolsas sob os olhos
Sabe aquele inchaço embaixo das pálpebras inferiores? São bolsas de gorduras localizadas sob os olhos, uma área muito sensível. Com o tempo, o aspecto piora, já que a pele fica cada vez mais flácida e caída.
Geralmente, as bolsas sob os olhos surgem devido ao envelhecimento ou à genética. Entretanto, essas não são as únicas causas. Retenção de líquidos, pouca ingestão de água, excesso de sal e gordura na alimentação, consumo de álcool e tabagismo são alguns dos fatores que aceleram o processo.
Além disso, as bolsas podem ser sinal de estresse, poucas horas de sono e até mesmo alergias, desequilíbrio hormonal, problemas na tireoide e sinusite crônica. Por isso, vale a pena investigar quais fatores estão provocando o inchaço, até mesmo para facilitar o tratamento.
Como evitar o problema
Se a causa das bolsas sob os olhos consistir nos fatores hereditários, será mais difícil impedir o problema. Entretanto, cultivar bons hábitos pode ajudar a evitar o inchaço. Por isso, é importante que você tenha uma alimentação equilibrada, sem excessos de sal e gordura. A ingestão de água ao longo do dia também é fundamental. O ideal são dois litros por dia.
Também vale visitar o dermatologista para que ele indique tratamentos. Eles vão desde as receitas caseiras à cirurgia, que pode ser necessária nos casos mais acentuados. Conheça algumas opções:
- Receitas caseiras
Para quem tem bolsas sob os olhos de vez em quando, uma boa opção é recorrer aos tratamentos caseiros. Compressas geladas de chá de camomila ou verde e até mesmo colocar rodelas de pepino ou batata na região pode ajudar. Deixe por cerca de 15 minutos.
- Cremes
Os cremes diminuem o inchaço abaixo dos olhos. Massageando o local, eles auxiliam na drenagem das bolsas. O ideal é utilizar produtos específicos para a área e que contenham ativos refrescantes, vasoconstritores, antioxidantes e calmantes.
Exemplos disso são a cafeína, vitamina C, retinol e ácido hialurônico. Mas atenção, é importante que eles sejam prescritos por dermatologistas.
- Ácido hialurônico
Outra alternativa para aliviar as bolsas é o preenchimento com ácido hialurônico, procedimento que deve ser realizado por um especialista. Nesse caso, a substância é injetada na pele para preencher com volume a região embaixo das bolsas, diminuindo o aspecto de inchaço.
- Blefaroplastia
Dependendo do caso, a cirurgia é a melhor opção. A mais indicada para o problema é a blefaroplastia, que elimina as bolsas formadas na região. Além disso, o procedimento pode ser usado para reduzir a flacidez das pálpebras e dá um aspecto rejuvenescido à região ao redor dos olhos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!