Pele

Dicas ajudam a combater e evitar o inchaço matinal do rosto

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

Apesar dos cuidados diários com a pele, há uma característica da qual ninguém foge: o inchaço matinal. Acordar com os olhos pequenos e o rosto arredondado se deve ao fato de que 70% do organismo é composto de líquidos, os quais um terço circula por fora das células do corpo.

Principalmente quando você deita para dormir, os fluídos extracelulares se distribuem também para a cabeça, o que acaba provocando o inchaço nas pálpebras. Ainda, as mãos e o rosto inteiro podem ficar inchados.

Veja a seguir os fatores que podem agravar a retenção de líquidos e como reduzir seus efeitos.

inchaço matinal istock getty images doutíssima

Ao acordar com o rosto inchado, lave-o imediatamente com água fria. Foto: iStock, Getty Images

Causas do inchaço matinal

Além de estar relacionado com a posição em que você dorme, o inchaço matinal pode ter sua causa em outros fatores, como o consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas, altas temperaturas climáticas, alterações hormonais e, até mesmo, o uso de medicamentos que alteram o funcionamento do sistema linfático.

No verão a retenção de líquido nos atinge de forma mais severa comparada ao inverno.

Dormir com a cabeça em nível mais baixo que o resto do corpo e retirar a maquiagem do rosto de forma agressiva, esfregando os olhos e a pele, também contribuem para o inchaço.

Como minimizar a aparência inchada

Comece pelo básico: o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para desinchar o corpo todo. Você pode alternar a água com outras bebidas diuréticas, como a água de coco e o chá verde. Controlar a quantidade de sódio nas refeições também pode contribuir para evitar o problema.

Ao acordar com o rosto inchado, lave-o imediatamente com água fria, com a ajuda de gelo, se necessário. A temperatura baixa promove a vasoconstrição e auxilia na diminuição dos edemas.

A camomila age como calmante e descongestionante da região. Deixe a bebida gelar durante a noite, molhe um algodão no líquido pela manhã e aplique na pele ou deixe sob os olhos.

Cuide a posição em que irá dormir. Deitar de bruços podem até ser confortável, mas é a opção que mais pode inchar o rosto durante a noite. Procure elevar a cabeça com mais de um travesseiro para evitar o acúmulo de líquidos extracelulares na região.

Invista na esfoliação da pele a cada 15 dias para renovar a camada cutânea. Evite alimentos gordurosos, frituras e troque o sal por temperos caseiros, como as ervas e especiarias.

Ao acordar, além de usar água fria e gelo para minimizar o inchaço, você pode fazer pequenas massagens no rosto com os dedos, fazendo movimentos ao redor dos olhos, de baixo para cima e de dentro para fora. A técnica pode ativar a circulação da região.

Sabe o creme que você mais gosta de aplicar no rosto? Procure deixar o produto em um local fresco, a fim de ganhar baixa temperatura. Após dar um banho gelado na região, também vale secar a pele e aplicar o hidratante levemente refrigerado. Assim, você mantém a pele hidratada e prolonga os resultados.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!