Dia a Dia

Confira quais são os melhores filmes brasileiros de 2015

Por Redação Fortíssima 24/12/2015

Boi Neon, Mate-me Por Favor, Ausência e Que horas ela volta? são produções cinematográficas que vieram para mostrar que os brasileiros também sabem falar sério e explorar o drama. Esses quatro exemplos estão entre os melhores filmes brasileiros de 2015.

As produções nacionais têm se destacado pelo caráter cômico de suas produções, mas é o drama Que horas ela volta? que chama atenção de especialistas e está na lista dos melhores filmes estrangeiros da organização National Board of Review.

O longa-metragem também foi escolhido para representar o Brasil na disputa do Oscar 2016, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

filmes brasileiros istock getty images doutíssima

Produções nacionais têm se destacado pelo caráter cômico de suas produções. Foto: iStock, Getty Images

Os melhores filmes brasileiros de 2015

O cinema nacional está se reinventando e uma prova disso são as produções cinematográficas que ganharam destaque em 2015. Confira a lista com filmes brasileiros deste ano que vale a pena assistir:

Ausência

Trata-se de um drama familiar em que o personagem Serginho, interpretado por Matheus Fagundes, tem que assumir e lidar com o papel de homem da casa. Ao mesmo tempo, sem esquecer dos cuidados com a família, mantém uma amizade com Mudinho (Thiago de Matos).

Mas o romance não é deixado de lado. Serginho tem uma relação afetiva confusa com seu professor (Irandhir Santos).

O filme dirigido por Chico Teixeira, levou o prêmio de Melhor Filme Nacional no Festival de Cinema de Gramado.

Boi Neon

O filme tem como cenário o Nordeste do País, onde um vaqueiro de curral chamado Iremar, interpretado por Juliano Cazarré,  sonha em largar tudo e mudar de vida, se tornar um estilista do Pólo de Confecções do Agreste. Ao longo do filme são levantadas questões sobre a sexualidade do personagem Iremar.

O longa-metragem foi o grande vencedor do Festival do Rio de 2015, levando o prêmio de Melhor Longa de Ficção e mais três troféus.

Mate-me Por Favor

Uma produção que contou com a parceria de brasileiros e argentinos, o filme mergulha em assassinatos e em como esses casos atingem um grupo meninas de classe média da Barra da Tijuca. A personagem principal é Bia, interpretada por Valentina Herszage.

O longa é conduzido por uma sonoplastia carregada de mistério, o que dá um toque diferenciado ao filme. Mate-me Por Favor levou o prêmio independente Bisatto D’Oro de atuação no 72º Festival de Veneza.

Que horas ela volta?

O longa-metragem de Anna Muylaert tem como protagonista Regina Casé, que interpreta Val, uma babá que deixou a filha no Nordeste para trabalhar em São Paulo e tentar uma vida melhor. Ao reencontrar a filha 13 anos depois, tem que lidar com a revolução de classe social desencadeada pela personagem interpretada por Camila Márdila.

Que horas ela volta? recebeu apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para divulgação de sua campanha internacional. De acordo com a Ancine, o filme receberá cerca de US$ 61 mil através da produtora Gullane para uso de sua divulgação internacional.

O filme já foi agraciado nos festivais de Sundance, do qual voltou com o Prêmio Especial do Júri na categoria Atuação, e de Berlim, onde foi escolhido pelo júri popular como melhor filme da mostra Panorama.

A produção ganhou ainda o prêmio da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Experimentais (Cicae).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!